SÃO PAULO

Ordenação Episcopal

‘Vou confiante, com alegria, para servir na Arquidiocese de São Paulo’

Por Fernando Geronazzo
20 de março de 2019

http://www.osaopaulo.org.br/noticias/dom-jose-benedito-cardoso-fruto-para-a-arquidioceseDom José Benedito Cardoso, nomeado Bispo Auxiliar de São Paulo, recebeu a ordenação episcopal nesta sexta-feira, 15, em Itapetininga (SP)

Luciney Martins/O SÃO PAULO

A Catedral Nossa Senhora dos Prazeres, na Diocese de Itapetininga (SP), ficou lotada na sexta-feira, 15, para a celebração de ordenação episcopal do Monsenhor José Benedito Cardoso, nomeado Bispo Auxiliar de São Paulo pelo Papa Francisco.

A missa foi presidida pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano de São Paulo, que foi o ordenante principal. Foram coordenantes Dom Gorgônio Alves da Encarnação Neto, Bispo de Itapetininga, e Dom Edmar Peron, Bispo de Paranaguá (PR). Também concelebraram vários bispos e inúmeros padres.

 

SERVIÇO

Na homilia, Dom Odilo destacou o significado da missão do bispo, sucessor dos apóstolos e pastor do rebanho de Cristo a ele confiado. “Aqueles para quem somos enviados não são nossos, são dele, o povo de Deus. As ovelhas são do rebanho do Senhor, nós somos seus servidores, pastores em nome do Bom Pastor”, disse.

O Arcebispo lembrou que o episcopado é um serviço, não uma honra. “O bispo deve se distinguir mais pelo serviço prestado do que pelas honrarias recebidas. Conforme o preceito do Senhor, aquele que é o maior seja como o menor, e aquele que preside como o que serve”, ressaltou.

 

CONFIANÇA

Ao fazer o seu primeiro discurso como Bispo, Dom José Benedito explicou que seu lema episcopal, “O Senhor é meu Pastor, nada me faltará” (Sl 23), é um versículo bíblico que chamava a sua atenção desde a infância, em Angatuba (SP). “Escolhi esse lema para lembrar sempre das minhas raízes rurais e pelo significado que agora traz para o novo ofício que a Igreja me confia”, disse.

“Vou confiante, com alegria, para servir na Arquidiocese de São Paulo”, manifestou Dom José Benedito, reforçando que com Dom Odilo, os demais bispos auxiliares e presbíteros deseja compor uma fraterna comunhão. “Estarei com vocês como bispo, pastor e servidor. Que São Paulo Apóstolo seja minha fonte de inspiração para anunciar o Evangelho de Jesus Cristo na grande cidade”, concluiu, pedindo orações para que possa ser um bom bispo.

 

ACOLHIDA

Dom José Benedito tomará posse no ofício de Bispo Auxiliar no dia 31, às 11h, durante missa na Catedral da Sé. Dentre as diversas atribuições que terá na Arquidiocese, ele será designado pelo Cardeal Scherer como Vigário Episcopal para a Região Lapa.
 

O QUE É UM BISPO?

O episcopado é o grau mais elevado do sacramento da Ordem, seguido do presbiterado (padres) e diaconado (diáconos). Em comunhão com o Papa, os bispos são sucessores dos apóstolos, recebendo a missão de pastorear, santificar e ensinar a porção do povo de Deus (Igreja particular) a eles confiada por Jesus Cristo. É a sucessão apostólica que legitima a autoridade dos bispos.

COMO É NOMEADO?

Os bispos são nomeados diretamente pelo Papa dentre os sacerdotes de uma diocese ou de um instituto de vida consagrada, após um processo de consultas feitas entre bispos, padres e fiéis leigos, por meio da Congregação para os Bispos, que os apresenta ao Santo Padre. Nas Igrejas católicas de rito oriental, o bispo é escolhido por um sínodo local. O nome do eleito é enviado ao Papa, que confirma a eleição e legitima a nomeação.

OFÍCIOS

Diocesanos – Pastoreiam uma diocese ou arquidiocese.

Titulares – Possuem o título de uma diocese que existiu no passado e que agora existe apenas em título. Geralmente, são os Bispos Auxiliares ou os que possuem outra função eclesiástica.

Auxiliares – Assumem a função de auxiliar do Bispo Diocesano.

Coadjutores – São Bispos Auxiliares com direito à sucessão.

Eméritos – São aqueles que tiveram o seu pedido de renúncia do ofício aceito pelo Papa, seja por idade (ao completar 75 anos, como prescreve o Direito Canônico), seja por doença, seja outra causa grave. 

 

LEIA TAMBÉM: Dom José Benedito Cardoso: fruto para a Arquidiocese

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.