SÃO PAULO

Cultura

Virada Cultural 2019 atrai cinco milhões de pessoas em São Paulo

Por Prefeitura de São Paulo
20 de mai de 2019

Com mais de 1.200 atrações e público recorde, Virada 2019 é considerada a maior edição da história do evento na capital paulista

Foto: Gildson di Souza/Prefeitura de São Paulo

Música, teatro, dança e centenas de eventos culturais levaram cerca de cinco milhões de pessoas às ruas de São Paulo e equipamentos da Prefeitura espalhados por toda a cidade. Para atender o evento, houve uma grande mobilização e organização envolvendo as mais diversas secretarias e órgãos municipais.

Segundo o prefeito Bruno Covas esta é a maior Virada Cultural já realizada na capital. “Até as 16h30 nós já atingimos 4,6 milhões de pessoas e ainda temos 12 grandes eventos para acontecer”, disse.

Na noite de sábado (18) tivemos aproximadamente 160 mil pessoas no Vale do Anhangabaú para o show de Caetano Veloso. O show de Anitta, no domingo, contou com a presença de cerca de 200 mil pessoas, no Vale do Anhangabaú. As estimativas apontam para um público total de cinco milhões de pessoas durante todo o evento.

Segundo levantamento da pesquisa do Observatório de Turismo e Eventos da SPTuris, a nota geral do público do evento foi 8,6. Em relação à origem, 76,3% do público é formado por paulistanos e 23,7% por pessoas de outras cidades. Em 2017 eram 88,6% de paulistanos e 11,4% de outras cidades. Ou seja, mais do que dobrou o número de não residentes.

A Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb) instalou 400 equipamentos para a Virada, entre lixeiras, papeleiras, cestos aramados, contêineres e postos de entrega voluntária para o armazenamento dos resíduos sólidos. Houve o apoio de mil funcionários, dos quais 900 varredores e cem coletores e motoristas durante todo o evento.

O serviço de limpeza contou com uma frota de 120 veículos, entre caminhões, compactadores, caminhões-pipa e varredeiras mecanizadas. Foram coletadas mais de dez toneladas de resíduos apenas na região central – dos quais uma tonelada de materiais recicláveis – e utilizadas 650 metros cúbicos de água de reuso para lavagens e três mil litros de desinfetante para higienizações.

A São Paulo Transporte (SPTrans) alterou 11 linhas de ônibus municipais para a realização da Virada Cultural.

A Secretaria Municipal das Subprefeituras realizou 1.235 apreensões de comércio ilegal, totalizando cerca de 60 toneladas. Houve também 10 multas de pessoas que foram flagradas urinando nas vias que receberam o evento. Todas as ocorrências aconteceram no centro da cidade, na região da Subprefeitura Sé.

A Guarda Civil Metropolitana (GCM) atuou com 2.500 agentes nas regiões central, norte, sul, leste e oeste. O evento também contou com a participação de 11.229 policiais militares com 4.335 viaturas, que atuaram com foco no combate aos crimes de oportunidade. O efetivo deste ano foi reforçado em comparação com o evento do ano passado. A Secretaria Municipal de Segurança Urbana também utilizou durante a Virada Cultural 2019 a tecnologia dos drones, referência no país. O Dronepol auxiliou as equipes da GCM em solo. Segundo a PM, 3.360 pessoas foram abordadas e 23 foram presas.  

A GCM registrou o encontro de um carrinho com bebê. O caso foi encaminhado ao 2.º Distrito Policial. Também foi realizado um flagrante de pichação em um estacionamento ao lado da Câmara Municipal, caso encaminhado ao 6.º Distrito Policial, e dez ocorrências de furto de celular, na região central.

Em relação à saúde, foram registrados 216 atendimentos e 12 remoções. A maioria dos casos envolveu atendimentos clínicos padrão, como dores de cabeça e mal estar. Os dados foram obtidos com a Agilmed, empresa contratada para os atendimentos nas bases de saúde. 

Houve um grande trabalho de captação de imagens da Virada Cultural 2019. Foi realizado um trabalho de registro fotográfico de todo o evento, com mais de 3.500 imagens captadas em todos os cantos da cidade onde houve atrações.

“No ano passado a nota média dada pela população que frequentou a Virada foi de 7,9 e neste ano a média foi de 8,6, o que mostra que a população aprovou o evento”, finaliza o prefeito Bruno Covas.

 

LEIA TAMBÉM: CATes iniciam a semana com mais de 400 vagas de emprego para pessoas com deficiência

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.