NACIONAL

INICIATIVAS EM FAVOR DOS POBRES

Uma receita de solidariedade

Por JENNIFFER SILVA
10 de novembro de 2019

Distribuir gratuitamente medicamentos àqueles que mais necessitam

Nas proximidades da Comunidade Cristo Ressuscitado, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, na Região Episcopal Brasilândia, há uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e uma Assistência Médica Ambulatorial (AMA). Não é raro que as pessoas, após a passagem pelo médico, tenham uma receita de medicamentos e não encontrem todos eles disponíveis gratuitamente. 
Diante dessa necessidade, paroquianos da referida  Paróquia criaram há quase quatro décadas uma farmácia comunitária, com sede na Comunidade Cristo Ressuscitado, no bairro Ladeira Rosa, para distribuir gratuitamente medicamentos àqueles que mais necessitam.
Weltina Lima, que atua na Pastoral da Saúde e nos trabalhos da farmácia, explicou que os medicamentos são doados por moradores e fiéis da igreja na maioria das vezes, mas também há laboratórios que colaboram, inclusive com remédios de valor elevado e, por vezes, não disponíveis na rede pública. 
A farmácia funciona diariamente das 14h às 17h. Profissionais de enfermagem voluntários analisam as receitas e garantem os cuidados necessários para a manutenção e distribuição dos medicamentos. A ação se estende a bairros próximos, fazendo com que o movimento ao longo de toda a semana seja intenso.
“Nós não imaginamos a farmácia fechada, pois a demanda é grande. É um trabalho muito bonito feito por toda a Paróquia. Quem procura são pessoas carentes que precisam. Estamos aqui para ajudar os pobres e fazer um trabalho de caridade”, concluiu Weltina. 
Doações de medicamentos podem ser feitas diretamente na farmácia comunitária: Rua Campo Alegre de Minas, 244, Ladeira Rosa. 

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.