INTERNACIONAL

Nova Zelândia

Terrorista ‘ecofascista’ assassina 50 muçulmanos em mesquitas

Por Filipe David
25 de março de 2019

Após conseguir matar 42 pessoas, Brenton fugiu da cena do crime e se dirigiu ao Centro Islâmico de Linwood

Divulgação

Na tarde de sexta-feira, 15, na cidade de Christchurch, quando os muçulmanos se reuniam para rezar, um terrorista, o australiano Brenton Tarrant, 28, equipado com uma câmera sobre sua cabeça e armas semiautomáticas, entrou na Mesquita Al Noor e começou a atirar nas pessoas. Ele transmitia ao vivo pelas redes sociais o atentado que cometia. Entre 300 e 500 pessoas estavam no local.

Após conseguir matar 42 pessoas, Brenton fugiu da cena do crime e se dirigiu ao Centro Islâmico de Linwood, a cinco quilômetros de distância. O terrorista começou a atirar em diversas pessoas na entrada do local, matando mais sete. Graças a um dos fiéis, Abdoul Aziz, que o confrontou, o terrorista não entrou na mesquita e fugiu de carro. Brenton foi preso pela Polícia alguns minutos depois e será julgado por múltiplos homicídios. A 50ª vítima faleceu no hospital.

Antes de iniciar seus atentados, Brenton enviou um manifesto a diversos destinatários. De acordo com o documento, ele pretendia se vingar dos atentados terroristas cometidos por muçulmanos na Europa. O homem se declara um nacionalista étnico e “ecofascista”, preocupado com o aquecimento global e admirador do regime político da China, sob o comando do Partido Comunista Chinês. “A nação com os valores políticos e sociais mais próximos dos meus é a República Popular da China”, afirmou o terrorista.

Os bispos da Nova Zelândia publicaram uma declaração sobre o atentado, condenando o ato de violência e orando pela comunidade muçulmana. O Papa fez um momento de oração silenciosa pelos “irmãos muçulmanos” que foram vítimas do atentado e ofereceu, ainda, suas orações pelas vítimas e pelas suas famílias.

Fontes: CNA/ The Guardian/Breitbart/ 20minutes/ Le Figaro
 

LEIA TAMBÉM: O trabalho dos missionários camilianos com os doentes mentais

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.