SÃO PAULO

NATAL

Tempo de luzes, encantos e fé

Por Daniel Gomes
11 de dezembro de 2019

O Menino Jesus em diferentes presépios

Para os católicos, o começo do Advento, no domingo, dia 1º, foi ocasião para a montagem dos presépios, seja nas paróquias e comunidades, seja nas próprias casas. Até o começo de janeiro de 2020, em diferentes locais da cidade, também é possível visitar exposições de presépios, como as que estão montadas no Convento e Santuário São Francisco, no Museu de Arte Sacra (MAS) e no Mosteiro de São Bento. 

`DIÁLOGO DE DEUS COM A CRIAÇÃO
Este é o tema da 30ª edição da Mostra de Presépios do Convento e Santuário São Francisco, que foi aberta no domingo, dia 1º. Estão expostos 31 presépios, de 13 países, feitos de materiais como argila, papel vegetal rendado, cascas de ovos, chifres de boi, plástico e até com miolo de pão, este último feito na Bolívia por presidiários. 
“Pelo presépio, é o próprio Deus que vem conversar com a humanidade, comunicando que Ele está conosco e veio, justamente, para mostrar seu amor para cada um de nós, ensinando ainda que também devemos cuidar uns dos outros. Se Ele tem amor pela Criação, nós, cristãos, também devemos ter”, afirma o Frei Mário Tagliari, Reitor do Santuário, localizado no Largo São Francisco, 133, Centro.
A visitação é gratuita e pode ser feita até 5 de janeiro, de terça-feira a sábado, das 9h às 17h; e aos domingos, das 8h às 13h. 

PRESÉPIOS DE ARTESÃOS PAULISTAS
Até 5 de janeiro, os passageiros do Metrô que desembarcarem na Estação Tiradentes da Linha 1 – Azul poderão visitar gratuitamente a mostra “Os Artesãos e seus Presépios III”, instalada na sala do Museu de Arte Sacra. 
Estão expostas 35 obras de artesãos paulistas, representando a diversidade cultural, social e religiosa do estado de São Paulo. “Essas peças contam a história do nosso estado por meio da fé de cada artesão. Para dar vida a essas criações, eles recorreram aos mais diversos materiais, desde tela, tinta e pincel, passando pelo barro, papel, madeira, até matérias-primas um pouco diferentes, como cabo de vassoura, palha de aço, palha de milho e bucha vegetal”, explica Renan Quevedo, que, com Beatriz Freitas, assina a curadoria da exposição. 
A visitação é gratuita aos usuários do Metrô e pode ser feita de terça-feira a domingo, das 9h às 17h. Há agendamento de visitas monitoradas pelo telefone (11) 3326-5393.

‘ALEGRIA EM BELÉM DA JUDEIA’
Este é o tema da 7ª Exposição Internacional de Presépios do Mosteiro de São Bento de São Paulo, que pode ser visitada até o dia 27 deste mês. 
Estão em exposição 30 presépios, incluindo obras originárias da Itália, Turquia, Bulgária e Lituânia, de outros estados do Brasil e até do acervo da clausura do Mosteiro.
“Os destaques da exposição são as três fases da história da Natividade, como a imagem de Maria ainda grávida em cima do jumentinho puxado por José, com destino a Belém; após o nascimento, Maria amamenta o Menino Jesus. A icônica imagem de Nossa Senhora do Leite, chama a atenção por exibir Maria que alimenta o seu amado Filho em seus braços, o Deus que se faz humano e é amamentado como qualquer criança; José, protetor da Sagrada Família, aparece como o guardião preocupado, que os leva ao Egito para protegê-los do Rei Herodes, seguindo a orientação de Deus”, consta  no descritivo da exposição. 
A visitação ao Mosteiro (Largo São Bento, s/nº) pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h; aos sábados, das 9h às 12h; e aos domingos após a missa das 10h (término às 12h). 

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.