NACIONAL

Pelo Brasil

Tem início a Sociedade Brasileira de Cientistas Católicos

Por Jenniffer Silva
09 de mai de 2019

Participaram dessa reunião o Padre Danilo Pinto, Assessor Nacional da CNBB para o Setor Universidades e Dom João Justino de Medeiros Silva

Na noite da sexta-feira, 3, em Aparecida (SP), durante encontro realizado pela Comissão Episcopal Pastoral para Cultura e Educação, foi fundada a Sociedade Brasileira de Cientistas Católicos (SBCC).

Participaram dessa reunião o Padre Danilo Pinto, Assessor Nacional da CNBB para o Setor Universidades, e Dom João Justino de Medeiros Silva, até então Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para Cultura e Educação. A associação tem o objetivo de reunir cientistas católicos, sendo estes pesquisadores de diversas áreas da Ciência (Exatas, Humanas ou Biológicas), a fim de promover ações específicas no campo de ensino e pesquisa.

Algumas das prioridades do grupo serão a discussão de temas relacionados à fé e razão, a realização de pesquisa científica à luz da Doutrina Social da Igreja, apresentar um posicionamento oficial dos cientistas católicos diante de temas que permeiam a sociedade atual, firmar parcerias com outras instituições católicas, de outras profissões religiosas e com órgãos do Governo.

A associação será formada por um Comitê Teológico Pastoral, assessorado por Dom João Justino e composto por teólogos e pastoralistas, que se dedicam para que as ações da Sociedade se mantenham dentro do que prevê a Doutrina Social da Igreja, além de realizar um trabalho de pastoreio para com seus membros e sugerir temas de pesquisas para obter pareceres oficiais dos cientistas católicos do Brasil.

Durante o primeiro encontro, já foram aprovados o estatuto e a eleição da diretoria da sociedade, além de reflexões e alinhamentos sobre a identidade e missão da SBCC. Os interessados em participar devem entrar em contato pelo e-mail sociedade@humanismonaciencia.com.br

Fonte: A12
 

LEIA TAMBÉM: Campanha ‘Maio Amarelo’ chama a atenção para a valorização da vida nas estradas

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.