Sínodo terá levantamento da realidade pastoral e religiosa das paróquias
Paróquias em toda a Arquidiocese de São Paulo, iniciam a etapa paroquial do sínodo neste mês
![]() |
Jose Luiz Altieri |
As paróquias estão aderindo ao sínodo arquidiocesano de São Paulo. Muitas já iniciaram as atividades da primeira etapa do caminho sinodal, que propõe a reflexão nas bases da vida eclesial.
Para ajudar nesse processo, além do subsídio elaborado para a realização das reuniões em grupos, a Comissão de Coordenação Geral do sínodo está organizando roteiros de levantamentos das realidades paroquial e religiosa.
O levantamento da realidade paroquial, destinado aos párocos, administradores paroquiais, conselhos de pastoral e secretários, tem o objetivo de auxiliar as paróquias a tomarem consciência da sua organização pastoral.
Além de informações como população presumida, número de celebrações, perfil de participantes das missas, o levantamento também buscará informações sobre os números de sacramentos ministrados nos últimos dez anos, quantidade pastorais, movimentos e associações, bem como o número de escolas presentes no território da paróquia.
EM CAMPO
O outro levantamento, previsto para ser realizado entre os meses de julho e agosto, envolverá mais pessoas que irão a campo em busca de informações sobre a realidade religiosa dos moradores da paróquia. Para isso, será usado um formulário comum, no formato digital, a todas as paróquias da Arquidiocese para facilitar a tabulação dos resultados. “Desse levantamento será possível obter um diagnóstico da realidade pastoral e evangelizadora da Igreja em São Paulo, a partir das suas ‘bases’ da vida eclesial, nas paróquias, comunidades e organizações eclesiais e pastorais”, explicou o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano, no artigo publicado no O SÃO PAULO , em 13 de setembro de 2017.
Para o desenvolvimento da metodologia da pesquisa, a Arquidiocese conta com o apoio da Coordenadoria de Estudos e Desenvolvimento de Projetos Especiais (Cedepe) da PUC-SP, que disponibilizou especialistas das áreas de Sociologia, Antropologia, Geografia e Estatística. A Cedepe também auxiliará no treinamento dos agentes paroquiais que realizarão as pesquisas domiciliares.
“É importante que cada comunidade se dê conta da sua real situação religiosa e pastoral e dos desafios mais importantes que deve enfrentar”, acrescentou o Cardeal.
Comente
- Lidas