SÃO PAULO

Dica de Leitura

‘Sinais de Vida’

Por José Ferreira Filho
11 de julho de 2019

o guia claro e abrangente sobre as doutrinas bíblicas e as tradições históricas subjacentes às crenças e práticas católicas

Água benta, sinal da cruz, Rosário, Batismo, calendário litúrgico, anjos da guarda, imagens sacras, relíquias, velas, incenso, novenas... Nós, católicos, estamos de tal maneira imersos em nossas crenças, tradições e costumes que muitas vezes não paramos para pensar em seus fundamentos e sua riqueza.


Na verdade, as práticas religiosas transmitidas de geração em geração, realizadas por muito tempo, tendem a se tornar um hábito – o que é salutar; muitas vezes, no entanto, seu sentido pode se perder ao longo do caminho e, dessa forma, é preciso resgatá-lo. 


Em virtude da existência dessa lacuna para o devido entendimento de nossas devoções, “Sinais de Vida” é uma obra que surge como um auxílio concreto, repleta de fundamentos e explanações esclarecedoras. Nela, Scott Hahn, ex-pastor presbiteriano nascido e criado nos Estados Unidos, convertido ao catolicismo há anos e autor de alguns dos principais livros do catolicismo contemporâneo, selecionou 40 elementos cruciais de nossa fé, a fim de explicar de onde vêm e como podem enriquecer nossa vida interior. Desse modo, resgatamos o verdadeiro sentido daquelas práticas que mais nos caracterizam – um sentido que sempre foi muito bem compreendido pela Igreja e seus santos.


“Sinais de Vida” é, portanto, o guia claro e abrangente sobre as doutrinas bíblicas e as tradições históricas subjacentes às crenças e práticas católicas. Ao dedicar capítulos individuais para cada tópico, num tom de conversação, o autor leva o leitor a uma viagem que ilumina as raízes e o significado de todas as coisas católicas, apresentando os princípios básicos dos ensinamentos da Igreja, esclarecendo não somente equívocos comuns sobre rituais e tradições específicos, como também respondendo positivamente às objeções levantadas a respeito deles. 


O propósito do autor, nesta obra, é tanto devocional quanto apologético. Cada um de seus capítulos termina com conselhos amorosos, bem-humorados e inspiradores sobre a aplicação da sabedoria da Igreja à vida cotidiana, o que possibilita aos católicos não apenas saber o que fazer, mas, sobretudo, por que o fazem.

FICHA TÉCNICA
Autor: Scott Hann
Páginas: 288
Editora: Quadrante

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.