SÃO PAULO

Região Ipiranga

Setor Vila Mariana se prepara para o Sínodo

Por Região Ipiranga
07 de julho de 2017

Leigos, religiosos e padres das setes paróquias do Setor Pastoral Vila Mariana, participaram de formação na quinta-feira, 29 de junho

Lourdes Ribeiro

Com a participação do Padre Tarcísio Mesquita, Coordenador Arquidiocesano de Pastoral, aconteceu na quinta-feira, 29 de junho, uma formação sobre o Sínodo Arquidiocesano, voltada para leigos, religiosos e padres das setes paróquias do Setor Pastoral Vila Mariana. Na oração inicial, foi lembrado o martírio dos apóstolos Pedro e Paulo, “colunas da Igreja”, e todos rezaram pelo Papa Francisco: “Que o Senhor o conserve à frente do seu rebanho, faça-o santo e não permita que seja entregue à vontade dos inimigos do Evangelho”.

Após a reza da oração oficial do Sínodo, Padre Tarcísio, ao longo de duas horas, se valeu de exemplos, metáforas e testemunhos pessoais para explicar as motivações do Cardeal Scherer, Arcebispo Metropolitano, para convocar o Sínodo, cuja proposta é que todos na Arquidiocese possam caminhar juntos, como testemunhas do Deus que habita esta cidade, para uma real conversão e renovação missionária.

Diante das muitas dúvidas que surgiram, Padre Tarcísio lembrou o diálogo entre um idoso, que plantava uma semente em seu quintal, e um vizinho curioso. “Essa árvore vai levar muito tempo até crescer e dar frutos”, disse o vizinho.

“Será que você ainda vai estar aqui para saboreá-los?” O velho respondeu: “Saber que meus netos se sentarão à sua sombra e colherão os seus frutos, para mim já é uma satisfação!”

Foi ainda lembrado que neste primeiro momento, quando o terreno está sendo preparado para lançar a semente, todos são chamados a rezar para que Deus mostre o caminho e a semente a ser plantada. Assim, agentes motivados pela ação sempre criativa do Espírito Santo irão motivar toda a Igreja a acertar seu passo no caminho missionário de Jesus.

Também foram apresentados os passos a serem dados nos três próximos anos que se seguirão: estudos, intercâmbios, assembleias, questionamentos e, sobretudo, uma verdadeira escuta dos anseios, dificuldades e alegrias das pessoas que habitam essa grande cidade.

 

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.