Jornal o São Paulo

SÃO PAULO

Região Lapa

Secretários paroquiais participam de formação sobre sínodo arquidiocesano

Por Região Lapa
21 de março de 2018

Padre Antonio Francisco Ribeiro falou sobre as etapas do sínodo, e destacou a importância da participação e acompanhamento por parte dos secretários

Arquivo pessoal

Aconteceu na quinta-feira, 15, na sede da Cúria da Região Episcopal Lapa, o encontro de formação dos secretários e secretárias paroquiais. O Assistente Eclesiástico, Padre Antonio Francisco Ribeiro, falou sobre o sínodo arquidiocesano, cuja preparação foi iniciada em 2017. 

O primeiro passo deste caminhar sinodal é a paróquia, e nela todos devem ser envolvidos, realizando os encontros previstos e seguindo a orientação da Comissão Geral do sínodo arquidiocesano, que produziu um roteiro de encontros já distribuídos nas paróquias, todas convidadas a fazer a celebração de abertura e a programar as reuniões de seus grupos de reflexão. 

Padre Antonio falou sobre as etapas do sínodo, e destacou a importância da participação e acompanhamento por parte dos secretários, para que se mantenham informados e orientem os fiéis que procurarem informações nas paróquias. Também falou sobre o Ano Nacional do Laicato, cujo objetivo é estimular o protagonismo dos cristãos leigos na Igreja, aprofundar a sua identidade, vocação, espiritualidade e missão, e testemunhar Jesus Cristo e seu Reino na sociedade. 

Assim como a Campanha da Fraternidade, o Ano Nacional do Laicato não acontece de forma paralela ao sínodo, mas se integra a ele, como oportunidade de aprofundamento de certas questões refletidas pela Igreja. Padre Antonio falou que é uma oportunidade de provocar o estudo e a prática do Documento 105 da CNBB, do Documento de Aparecida e dos documentos do Magistério da Igreja, em especial do Papa Francisco sobre o laicato, e de estimular a presença dos leigos na Igreja e na sociedade.

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.