SÃO PAULO

Região Santana

Quaresma: ‘Deixai-vos reconciliar com Deus’

Por Padre Salvador Armas e Rubens da Cruz
13 de março de 2019

Dom Sergio presidiu celebração que marca o início da Quaresma, com o rito da imposição das cinzas, dia 6

Sonia Celeste da Silva

O Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Santana, Dom Sergio de Deus Borges, presidiu, na Paróquia Sant’Ana, missa solene na Quarta-feira de Cinzas, 6, que deu início ao tempo litúrgico da Quaresma, concelebrada pelo Padre Maurício Vieira de Souza, Pároco, com a participação de grande número de fiéis.

Na homilia, Dom Sergio repetiu o trecho da 2ª Carta de São Paulo aos Coríntios: “Em nome de Cristo, nós vos suplicamos: deixai-vos reconciliar com Deus” (5,20). Ele lembrou que “muitas vezes, pensamos que, nas nossas vidas, o caminho de conversão, o caminho de mudança, é um ato de vontade própria: eu decido voltar para Deus. De maneira equivocada, as pessoas pensam que o caminho de conversão é apagar os pecados, começando do zero uma vida nova e esquecendo tudo que aconteceu”.

Todavia, o Bispo afirmou que isso não é possível: “é preciso que saibamos olhar a nossa história, aprender a reconstruir as nossas vidas sobre os escombros deixados por nossas faltas e pecados. Quando São Paulo diz ‘deixai-vos reconciliar com Deus’, fala-nos ‘abre teu coração e deixa Jesus transformar a tua vida’. Esses escombros, as besteiras que tu fizeste, as coisas que aprontaste, sobre isso, Jesus é capaz de reconstruir a tua vida e fazer-te uma criatura nova. O tempo da Quaresma é o momento favorável (cf. 2 Cor 6,2)”.

 

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.