SÃO PAULO

Sínodo Arquidiocesano

Publicados Regulamento e calendário do sínodo arquidiocesano para 2020

Por Fernando Geronazzo
18 de outubro de 2019

No Regulamento, está delineado o caminho a ser seguido no 3º ano do sínodo, com as sessões e seus objetivos, a especificação dos membros a serem convocados, os serviços e competências e a metodologia dos trabalhos

Redação

O Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, promulgou o Regulamento da assembleia sinodal arquidiocesana de 2020, 3ª etapa do sínodo arquidiocesano. 

No Regulamento, elaborado pela Comissão de Coordenação Geral do sínodo, está delineado o caminho a ser seguido no 3º ano do sínodo, com as sessões e seus objetivos, a especificação dos membros a serem convocados, os serviços e competências e a metodologia dos trabalhos. 

SESSÕES

Também foram divulgadas as datas das sete sessões da assembleia. No dia 29 de fevereiro, às 15h, na Catedral da Sé, haverá uma celebração de abertura da assembleia, que poderá contar com a participação de todo o povo da Arquidiocese. 
Para a realização da assembleia, o Arcebispo também fez nomeações para alguns serviços especiais, como o relator-geral, secretário adjunto, uma comissão de redação e uma equipe de peritos.

A 3ª sessão da Assembleia contará com a assessoria de Dom Pedro Carlos Cipollini, Bispo de Santo André (SP), que fará uma análise teológico-pastoral sobre a situação geral da Igreja e, em particular, sobre a Igreja em São Paulo. Dom Pedro também é presidente da Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), e, recentemente, presidiu o sínodo diocesano de Santo André.  

REGIÕES E VICARIATOS

Neste momento, as regiões episcopais e vicariatos ambientais estão concluindo suas assembleias do sínodo arquidiocesano. Os relatórios dessa etapa e o levantamento da realidade pastoral e religiosa das paróquias, feito em 2018, servirão de base para o início dos trabalhos da fase arquidiocesana.  

“Recomendo mais uma vez a constante oração ao Espírito Santo pelo bom êxito do nosso sínodo arquidiocesano, ‘Caminho de comunhão, conversão e renovação missionária’ para a nossa Igreja em São Paulo”, afirmou o Cardeal Scherer.

REGULAMENTO DO 3º ANO DO SÍNODO

DECRETO REGULAMENTO DO 3º ANO DO SÍNODO - 2020

DECRETO SERVIÇOS ESPECIAIS NO 3º ANO - 2020

CARTA A DOM PEDRO CARLOS CIPOLLINI - BISPO DE SANTO ANDRÉ

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.