SÃO PAULO

Região Ipiranga

Pesquisadores regionais do sínodo compartilham ações realizadas

Por Padre Pedro Luiz Amorim e Angela Alonso
06 de novembro de 2018

Pesquisadores do sínodo arquidiocesano no Ipiranga estiveram em encontro com Dom José Roberto
 

Padre Pedro Luiz Amorim

Em 22 de outubro, Dom José Roberto Fortes Palau, Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Ipiranga, reuniu-se, na sede regional, com os leigos que se voluntariaram para auxiliar na pesquisa do sínodo arquidiocesano de São Paulo. 

Esse encontro foi um momento de agradecimento e reconhecimento pelo esforço e disposição desses leigos para com o serviço da Igreja em São Paulo. A noite começou com um coquetel com o Bispo e os pesquisadores. Ali, puderam confraternizar, trocar ideias e impressões sobre o trabalho realizado. 

Em um segundo momento, os pesquisadores receberam, em primeira mão, os dados das pesquisas da Arquidiocese de São Paulo. Dom José Roberto, dirigindo-se a eles, disse o quanto foi valoroso o trabalho e que sabe o tamanho esforço empregado, as dificuldades, referindo-se especialmente ao número de recusas, que na Região Ipiranga foi quase tão grande quanto o número de pesquisas feitas e que esse cenário mostra o amor que esses leigos têm pela Igreja em São Paulo. 

Alguns pesquisadores se dispuseram a falar sobre as preocupações e as experiências da pesquisa. Em geral, todos afirmaram que foi uma experiência única em suas vidas e em suas caminhadas cristãs. Foi salientada também uma preocupação com os jovens, devido à dificuldade de encontrá-los no processo de pesquisa, além do fato de muitos jovens que se declaram católicos viverem afastados da Igreja. Os pesquisadores também afirmaram, em geral, algumas preocupações com o testemunho dos próprios católicos nas comunidades.

A fase de pesquisas paroquiais foi encerrada em 10 de outubro. A próxima etapa são as assembleias paroquiais, que na Região Ipiranga já estão sendo realizadas para avaliar os resultados dos dados coletados.

 

LEIA TAMBÉM: Pastoral da Saúde realiza encontro regional

 

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.