SÃO PAULO

NA REGIÃO IPIRANGA

Paróquia Santo Agnelo realiza Círio de Nazaré

Por Jenniffer Silva
08 de outubro de 2019

O Círio de Nazaré é realizado há mais de dois séculos no estado do Belém do Pará, e reuni cerca de dois milhões de romeiros que caminham pelas ruas da capital, em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré

Arquivo Paroquial

A Paróquia Santo Agnelo, do Setor Pastoral Anchieta, da Região Episcopal Ipiranga, realizará no domingo, dia 20, a segunda edição de seu Círio de Nazaré.

Padre Renato Braga, Pároco, é paraense e, desde que assumiu a administração da Paróquia no bairro da Vila Liviero em 2018, estimulou a organização do evento, que é contemplada por uma procissão pelas ruas próximas da Igreja Matriz.

O Pároco destacou, ainda, que o bairro em que acontece a caminhada, é repleta de igrejas cristas protestantes e que em 2018, teve a presença de cadeirantes, crianças vestidas de anjos, idosos jovens e deficientes visuais. Além disso, os moradores mantiveram a tradição da montagem de alteres nas calçadas para serem abençoados ao longo do percurso. A caminhada encerrou-se com missa e, posteriormente, uma festa com a apresentação de danças e músicas regionais e comidas típicas paraenses. Neste ano, a programação terá início às 10h.

HISTÓRIA DA FESTA

O Círio de Nazaré é realizado há mais de dois séculos no estado do Belém do Pará, e reuni cerca de dois milhões de romeiros que caminham pelas ruas da capital, em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré.

A procissão sai da Catedral de Belém do Pará e segue até a Praça Santuário de Nazaré. O percurso é de 3,6 quilômetros. Em 2004, foi concluído após nove horas e quinze minutos, sendo o mais longo da história até então.

Em setembro de 2004, o evento foi reconhecido como Patrimônio de natureza imaterial pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Dentre os símbolos que marcam esta tradição estão: a Berlinda, espécie de caixa em que a imagem é colocada para a procissão, a corda que após o fim da caminhada é cortada pelos fieis como uma espécie de lembrança e os Carros de Anjos e de Promessas.

Além da procissão, a imagem de Nossa Senhora de Nazaré permanece no altar da Praça Santuário para visita dos fiéis durante 15 dias, período chamado de quadra nazarena.

Com informações: Paróquia Santo Agnelo e Arquidiocese de Belém do Pará

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.