NACIONAL

Alteração no episcopado

Papa cria nova província eclesiástica para o Brasil

Por Redação
06 de novembro de 2019

Diocese de Santarém (PA) foi elevada à Arquidiocese e a Prelazia do Xingu foi supriminda, sendo criadas de seu território duas novas circunscrições

O Papa Francisco criou, nesta quarta-feira, 6, uma nova província eclesiástica no Brasil, ao elevar a Diocese de Santarém (PA) à dignidade de Arquidiocese e sede metropolitana e criar duas circunscrições no Pará.

Na mesma ocasião, o Santo Padre suprimiu a Prelazia territorial do Xingu e, do seu território mais um município que pertencia à Diocese de Marabá, foram erigidas a Diocese de Xingu-Altamira e a Prelazia territorial do Alto Xingu-Tucumã.

A nova província eclesiástica terá, portanto, como circunscrições sufragâneas (dependentes) a Diocese de Óbidos, a Prelazia territorial de Itaituba e as recém-criadas Diocese de Xingu-Altamira e Prelazia territorial do Alto Xingu-Tucumã.

A Província Eclesiástica de Belém do Pará conserva como sufragâneas as dioceses de Macapá, Castanhal, Bragança do Pará, Ponta de Pedras, Marabá, Abaetetuba, Cametá e a Prelazia territorial de Marajó.

NOVOS ARCEBISPO E BISPOS

Para pastorear a nova Arquidiocese de Santarém, o Papa Francisco nomeou como primeiro Arcebispo Dom Irineu Roman, até o momento, Bispo Auxiliar de Belém. Como primeiro Bispo da recém-criada Diocese de Xingu-Altamira, o Pontífice nomeou Dom João Muniz Alves, até então, bispo da extinta Prelazia do Xingu.

A nova Prelazia Territorial de Alto Xingu-Tucumã terá como primeiro Bispo o Frei Jesus María López Mauoléon, da Ordem dos Agostinianos Recoletos, atualmente, Pároco da Paróquia São Pedro, em Fortaleza (CE).

A instalação da Arquidiocese de Santarém e a posse de Dom Irineu Roman será no dia 2 de fevereiro, Festa da Apresentação do Senhor, às 9h, na Paróquia São Francisco de Assis, em Santarém.

O QUE É UMA DIOCESE

Diocese é “uma porção do povo de Deus confiada ao pastoreio do Bispo com a cooperação do presbitério, de modo tal que, unindo-se ela ao seu pastor e, pelo Evangelho e pela Eucaristia, reunida por ele no Espírito Santo, constitua uma Igreja particular” (cân. 369).

O QUE É UMA PRELAZIA

A prelazia é uma porção do povo de Deus em um determinado território, “cujo cuidado, por circunstâncias especiais, é confiado a um prelado […], que a governa como seu próprio pastor, à semelhança do Bispo Diocesano” (cân.  370). A Prelazia, por ainda não possuir as condições necessárias para ser constituída como Igreja Diocesana, é confiada a um Bispo Prelado, pertencente a uma congregação religiosa, que, com seus confrades, exerce o cuidado pastoral desta parcela do povo de Deus.

O QUE É UMA ARQUIDIOCESE

Entre as dioceses, há algumas que, por sua antiguidade e importância, recebem do Papa o título de Arquidioceses (do grego “arché”, significa “princípio”, “início”, “a mais antiga”), geralmente, uma sede metropolitana. Cada Arquidiocese, portanto, exerce a primazia sobre as demais Dioceses de sua região, constituindo, assim uma Província Eclesiástica.

(Com informações da Arquidiocese de Belém, CNBB e Vatican News)

 

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.