INTERNACIONAL

Papa Francisco

Papa anuncia 13 novos cardeais e mostra o rosto da Igreja missionária

Por José Mariano
06 de setembro de 2019

Entre eles está o responsável pela seção voltada a migrantes e refugiados no Vaticano, Padre Michael Czerny, que será Secretário Especial do Sínodo dos Bispos para a Amazônia

Em um anúncio inesperado durante a oração do Ângelus, no domingo, dia 1º, o Papa Francisco afirmou que criará 13 cardeais da Igreja. Desses, dez serão cardeais eleitores, ou seja, têm menos de 80 anos de idade e podem participar de um eventual conclave para escolher o novo Papa. Os outros três têm mais de 80 anos e entram para o colégio cardinalício por causa de sua grande dedicação à Igreja, reconhecida pelo Pontífice.


A cerimônia em que entregará o barrete aos novos cardeais será em 5 de outubro, véspera do início do Sínodo dos Bispos sobre a Amazônia. O consistório é um encontro do Papa com todos os cardeais presentes em Roma.


Entre os novos escolhidos, está o Padre Michael Czerny, jesuíta, que é nascido na República Tcheca e foi criado no Canadá, e atualmente é responsável pela seção que cuida dos migrantes e refugiados no Vaticano. Ele também será o Secretário Especial do Sínodo sobre a Amazônia, e estava no Brasil quando soube da notícia de sua nomeação.

Igreja missionária
Além dele, o Arcebispo de Rabat, no Marrocos, Dom Cristóbal López Romero, tem forte trabalho de diálogo com a comunidade muçulmana, assim como o atual Presidente do Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso, Dom Miguel Ángel Ayuso Guixot, e o ex-presidente do mesmo órgão, Dom Michael Fitzgerald. O Arcebispo de Bolonha, na Itália, Dom Matteo Zuppi, é membro de uma comunidade que trabalha com os pobres, a Comunidade de Santo Egídio; e o Arcebispo de Luxemburgo, Dom Jean-Claude Höllerich, jesuíta como o Papa, defende a unidade da Europa e viveu por anos no Japão.


Mais uma vez, a escolha dos nomes foi marcada pela intenção do Papa Francisco de dar mais espaço a membros de países pouco representados, na tentativa de internacionalizar o colégio de cardeais. (Veja, ao lado, a lista completa.)


“A proveniência [dos novos cardeais] exprime a vocação missionária da Igreja que continua a anunciar o amor misericordioso de Deus a todos os homens da Terra”, afirmou o Pontífice. Os dez novos eleitores vêm da Espanha, Portugal, Indonésia, Cuba, República Democrática do Congo, Luxemburgo, Guatemala, Itália, Marrocos e Canadá.


De acordo com o diretor editorial do site Vatican News, Andrea Tornielli, essa decisão do Papa mostra sua escolha de priorizar o caráter missionário da Igreja. “Desses 13, são oito os que pertencem a ordens religiosas missionárias”, observou Tornielli. “São pessoas que passaram suas vidas na fronteira da missão. O Papa, com isso, nos recorda que a Igreja é missionária”, explicou, em vídeo publicado no site.

 

Eleitores
1.    Dom Miguel Ángel Ayuso Guixot, mccj – Presidente do Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso (Espanha).
2.    Dom José Tolentino Calaça de Mendonça – Arquivista e Bibliotecário da Santa Romana Igreja (Portugal).
3.    Dom Ignatius Suharyo Hardjoatmodjo – Arcebispo de Jacarta (Indonésia).
4.    Dom Juan de la Caridad García Rodríguez – Arcebispo de San Cristóbal de la Habana (Cuba).
5.    Dom Fridolin Ambongo Besungu, o.f.m. cap – Arcebispo de Kinshasa (República Democrática do Congo)
6.    Dom Jean-Claude Höllerich, sj – Arcebispo de Luxemburgo (Luxemburgo).
7.    Dom Álvaro Leonel Ramazzini Imeri – Arcebispo de Huehuetenango (Guatemala).
8.    Dom Matteo Zuppi – Arcebispo de Bolonha (Itália).
9.    Dom Cristóbal López Romero, sdb – Arcebispo de Rabat (Marrocos).
10.    Padre Michael Czerny, SJ, Subsecretário da Seção de Migrantes – Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral (República Tcheca/Canadá)

Não eleitores
1.    Dom Michael Louis Fitzgerald, m. Afr. – Arcebispo Emérito de Nepte (Inglaterra).
2.    Dom Sigitas Tamkevičius, sj – Arcebispo Emérito de Kaunas (Lituânia).
3.    Dom Eugenio Dal Corso, psdp – Arcebispo Emérito de Benguela (Angola/Itália).

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.