SÃO PAULO

TBT

O SÃO PAULO recorda ordenação sacerdotal de Dom Odilo Scherer

Por Flavio Rogério Lopes
05 de dezembro de 2019

Dom Odilo foi ordenado, no dia 7 de dezembro de 1976, em Quatro Pontes (PR)

Edição 3131 / O SÃO PAULO

Nesta quinta-feira, 5, a série “#TBT O SÃO PAULO” recorda mais uma edição histórica do semanário da Arquidiocese de São Paulo. A edição 3131, publicada em 8 de dezembro de 2016, destacou os 40 anos de ordenação sacerdotal do Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano de São Paulo.

Embora gaúcho de Cerro Largo (RS), Dom Odilo cresceu no Paraná, onde iniciou sua caminhada vocacional e foi sacerdote na Diocese de Toledo. Após 14 anos de formação no Seminário de Curitiba (PR), ele foi ordenado presbítero por Dom Armando Cirio, então Bispo de Toledo, em 7 de dezembro de 1976. Dom Odilo estava em Roma quando em 27 de novembro de 2001 foi nomeado Bispo Auxiliar de São Paulo por São João Paulo II. Em 2007, tomou posse como Arcebispo de São Paulo no dia 29 de abril.

TRECHO DA EDIÇÃO

Sobre o ministério presbiteral, o Cardeal Scherer destacou naquele edição que o Padre é uma pessoa consagrada a Deus e à Igreja e, por isso, para viver bem tal ministério, “não lhe podem faltar fé firme e profunda, desapego de projetos pessoais e grande disponibilidade para servir a Deus e ao povo”, além das virtudes humanas e cristãs e a boa formação o caráter, que o ajudarão muito para viver de forma serena e eficaz o sacerdócio. “Mas também é imprescindível que o próprio sacerdote tenha consciência clara do dom que recebeu, profunda união com Deus e comunhão com a Igreja, e que goste de ser padre”, acrescentou.

LEIA A REPORTAGEM

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.