SÃO PAULO

TBT

O SÃO PAULO recorda o retorno da imagem restaurada à Aparecida

Por Flavio Rogério Lopes
17 de outubro de 2019

Na edição 19 de Agosto de 1978, semanário da Arquidiocese de São Paulo noticiou o início do Conclave que elegeu o Papa João Paulo I

Edição 1171 / O SÃO PAULO

Nesta quinta-feira, 17, a série “#TBT O SÃO PAULO” recorda mais uma edição histórica do semanário da Arquidiocese de São Paulo. A edição 1.171, publicada em 19 de Agosto de 1978, destacou o retorno da imagem de Nossa Senhora Aparecida para Básica Velha, após sofrer um atentado em maio daquele ano e ser restaurada no Museu de Arte de São Paulo. Confira um trecho daquela edição:

“A imagem de Nossa Senhora Aparecida chegou ao Museu de Arte de São Paulo (MASP) no dia 28 de junho, numa caixa formada de algodão e fragmentada em 175 pedaços. Pouco a pouco, num trabalho feito pacientemente e que tomou o tempo dos restauradores durante mais de um mês, inclusive aos sábados e domingos. A obra foi concluída no dia 31 de Julho passado. Apenas um pedaço da face direita da imagem e um outro, do manto direito, precisaram moldados por falta do fragmento original.”

UM NOVO PAPA

A manchete principal da capa trazia como título: “Dia 25 começa nascer um novo Papa”. A notícia se refere ao início de um Conclave, no Vaticano, que elegeria o Papa João Paulo I, após a morte de São Paulo VI. A matéria destaca que a escolha de um Papa precisa ser vista como olhos da fé, pois o acontecimento não pode ser colocado apenas com o olhar humano. Confira um trecho da manchete:

“No dia 25, quando se fecharem as portas da Capela Sixtina, no Vaticano, um novo Papa começaram a nascer, eleito pelos 111 cardeais que la estarão presentes. Veja na página 10 quem são os cardeais que escolherão o novo Papa.”

LEIA TAMBÉM

O restauro da imagem e de uma vida de fé

 

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.