SÃO PAULO

TBT

O SÃO PAULO recorda abertura do Jubileu de 2000

Por Flavio Rogério Lopes
17 de janeiro de 2020

A abertura da Porta Santa da Catedral, foi em comunhão com a celebração realizada, em Roma, Por São João Paulo II

O SÃO PAULO - Edição 2269

Nesta quinta-feira, 15, a série “#TBT O SÃO PAULO” recorda a edição 2269 do semanário da Arquidiocese de São Paulo, publicada em 5 de janeiro de 2000, que noticiou a abertura do Ano Jubilar na Arquidiocese de São Paulo.

O Jubileu de 2000 foi aberto em São Paulo em celebração no final da tarde de 25 de dezembro com a presença do então Arcebispo Metropolitano, Dom Cláudio Hummes, os bispos auxiliares, vigários episcopais das Regiões Belém e Santana e cerca de mil fiéis.

A celebração de abertura da Porta Santa da Catedral, a exemplo da celebração realizada na noite de 24 de dezembro de 1999, em Roma, pelo Papa João Paulo II, e semelhante às realizadas em dioceses de todo mundo, também no dia do Natal.

Na cidade, a solenidade começou com uma concentração no Páteo do Colégio, local da fundação da cidade. A procissão seguiu pelas ruas do centro, tendo à frente a imagem de Cristo do terceiro Milênio, feito a pedido do Vaticano pelo artista plástico brasileiro Cláudio Pastro. Na Porta da Catedral, depois de proferir a invocação de abertura da Porta Santa, Dom Cláudio ergueu a imagem do Cristo do terceiro milênio, sob uma salva de palmas.

(O SÃO PAULO - Edição 2269 - 5 de janeiro de 2000)

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.