SÃO PAULO

NOVOS CARISMAS

Novos carismas em favor da família

Por Fernando Geronazzo
05 de julho de 2019

Ajudar as famílias a testemunhar sua vocação e missão no mundo
 

A Comunidade Sagrada Família é uma das muitas iniciativas que Deus tem suscitado na Igreja para acompanhar e ajudar as famílias a testemunhar sua vocação e missão no mundo. 


A Comunidade Famílias Novas do Imaculado Coração de Maria, por exemplo, tem a missão de ajudar a transformar a família numa Igreja doméstica. Inspirados pelo insistente pedido do Papa Francisco de uma Igreja “em saída”, essa Comunidade busca fazer-se presente, sobretudo em relação às pessoas que estão afastadas, em pequenos grupos chamados de domus (casa, em Latim). 


“A família abre sua casa e começa a convidar outras pessoas para participar, pessoas que talvez, num primeiro momento, não aceitariam participar da igreja de seu bairro. Depois daquela primeira reunião, a pessoa passa a ter uma oportunidade de aprender e partilhar o que vive, ao mesmo tempo em que recebe o convite de participar da comunidade eclesial”, explicou Maria 
Leonor Gattolini, uma das fundadoras da Comunidade.

RECONCILIAÇÃO
Há, ainda, comunidades que, dentre as várias missões realizadas, possuem projetos voltados às famílias, como a Comunidade Anjos da Vida, que desenvolve encontros de primeiro anúncio para casais e visitas missionárias, com o objetivo de acolher novos casais na vida eclesial e oferecer-lhes ajuda para enfrentar crises e situações de fragilidade. “Não existe família que não tenha feridas. Cada família que chega até nós é inserida em um processo de cura, perdão e reconciliação com a sua história, por meio da vida de oração, da comunhão espiritual e do acompanhamento pessoal; e rapidamente são inseridas nos trabalhos de missão da Comunidade, o que é muito importante para que se sintam Igreja, de fato”, explicou a fundadora, Vanusa Velasco. 

RENOVAÇÃO
Ao saudar a Comunidade Sagrada Família por seu jubileu de prata, o Cardeal Scherer afirmou que as novas comunidades e movimentos são um sinal da vivacidade da Igreja. Ele incentivou seus membros a continuar firmes na missão de evangelizar as famílias. “Renovem e rejuvenesçam a Igreja! Atraiam as jovens gerações, para que possam se sentir em casa, em família”, afirmou. (FG)

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.