INTERNACIONAL

França

Novo Arcebispo de Paris é médico especialista em Bioética

Por Filipe David
11 de janeiro de 2018

Dom Michel Aupetit, foi empossado da arquidiocese parisiense em 6 de jeneiro 

Getty Images via Catholic Herald

“Ninguém na minha família era praticante, exceto minha mãe, que ia à missa aos domingos. Nunca fui coroinha nem escoteiro e não frequentei uma escola católica”, contou Dom Michel Aupetit, novo Arcebispo de Paris. Com um percurso diferente da maioria dos bispos, Dom Michel se formou em Medicina e atuou como médico durante 12 anos. Ele se especializou em Bioética e ensinou essa disciplina no Hospital Henri Mondor de Créteil. 

Aos 39 anos, decidiu entrar no seminário para se tornar sacerdote: “Deus me chamou para ser padre quando eu era médico”, disse em uma entrevista ao canal de televisão KTO . Cinco anos depois, Dom Michel recebeu sua ordenação sacerdotal na Arquidiocese de Paris. Ele realizou seu ministério em diferentes paróquias da Arquidiocese durante mais de dez anos, tendo sido, também, capelão em diferetes escolas de Paris. 

Em 2013, foi nomeado Bispo Auxiliar de Paris e recebeu sua ordenação episcopal das mãos do Cardeal André Vint-Trois, seu predecessor. Foi nomeado Bispo de Nanterre, em 2014, e, finalmente, Arcebispo de Paris no dia 7 de dezembro. A missa de instalação do novo Arcebispo foi celebrada no sábado, 6. Dom Michel convidou os presentes a “reconhecer a dignidade divina nos mais fracos, nos mais pobres e nos mais frágeis”.

Fontes: La Croix/ Catholic Herald
 

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.