VATICANO

Esporte

Nasce a primeira equipe de atletismo do Vaticano

Por Filipe Domingues
16 de janeiro de 2019

Por meio do Pontifício Conselho para a Cultura, a nova associação esportiva inclui 60 padres, irmãs e leigos, entre eles alguns guardas suíços

Vatican Media

Buscando promover os valores humanos do esporte, o Vaticano lançou oficialmente a sua própria equipe de atletismo. Por meio do Pontifício Conselho para a Cultura, a nova associação esportiva inclui 60 padres, irmãs e leigos, entre eles alguns guardas suíços, que treinarão juntos e participarão de competições internacionais representando a Santa Sé.

“O autêntico esporte faz parte de um dos componentes radicais do ser humano: o jogo”, disse à imprensa o cardeal italiano Gianfranco Ravasi, Prefeito do Conselho. “É algo que se faz por liberdade, gratuidade, não condicionado por vínculos imediatos. É algo que dá valor à beleza”, acrescentou.

A criação da equipe, chamada “Athletica Vaticana” (foto), foi possível por meio de um acordo com o Comitê Olímpico Italiano (Coni). De acordo com o presidente do time, Monsenhor Melchor José Sánchez de Toca y Alamenta, o sonho deles é poder, um dia, levar a bandeira branca e amarela do Vaticano em meio às várias delegações de uma olimpíada.

 

LEIA TAMBÉM: Sala de Imprensa mais internacional

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.