SÃO PAULO

Livro ‘Comer bem fazendo o bem’

Muitos sabores e uma pitada de solidariedade

Por Daniel Gomes
13 de dezembro de 2019

Iniciado em 2006, Projeto Borboleta já beneficiou mais de 600 famílias de atendidos pela AACD, em especial com a oferta de atividades socioeducativas, de orientação e entretenimento para as mães. A venda do livro ‘Comer bem fazendo o Bem’ ajuda a manter as iniciativas do projeto

É chegada a época das confraternizações em família, entre os amigos e nas empresas. Ao redor da mesa, são compartilhadas as lembranças do ano que se finda, as esperanças para 2020 e muitos sabores. Este momento agradável pode se tornar ainda melhor com a degustação de receitas de renomados chefs de cozinha e de outras que envolvem aquele “segredinho culinário” passado de geração em geração. 
O livro “Comer bem fazendo o Bem” – Volume 2, lançado pela editora Inova, apresenta 184 sugestões de receitas, entre entradas, pratos principais e sobremesas, todas com um ingrediente especial: a solidariedade.
Os recursos obtidos com a comercialização de cada exemplar (R$ 150) serão revertidos para o Projeto Borboleta, voltado às mães de crianças e adolescentes que estão em tratamento no Lar Escola São Francisco, da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), na zona Sul da capital paulista. 

NOVOS HORIZONTES

O Projeto Borboleta foi criado em 2006 por Lúcia Vidigal, mais conhecida por Lucinha. Após ter presidido a AACD, ela percebeu que as mães passavam horas aguardando pelos filhos que faziam aulas e atividades de fisioterapia no Lar Escola São Francisco. Diante disso, teve a ideia de ensinar-lhes artesanato. No decorrer dos anos, voluntários se juntaram a ela e hoje essas mães contam com um espaço de formação intelectual e humana, com atividades socioeducativas, de orientação e de entretenimento.
“Atualmente, oferecemos a essas mães serviços de psicólogas, aula de dança, ginástica, culinária, costura, artesanato, produção de bijuterias, além de uma parte cultural, levando-as a museus e exposições. Promovemos, também, um laboratório de leitura por meio da humanização, com pequenos textos, contos, que são debatidos por elas. Isso dá uma base para que abram a cabeça para outras questões além do cuidado com os filhos”, detalhou, ao O SÃO PAULO, Martha Xavier, presidente do Projeto Borboleta.
A iniciativa já beneficiou mais de 600 famílias e hoje contempla aproximadamente 60 mães. “As mulheres contam que a vida delas se divide em antes e depois do projeto, pois aprendem a se valorizar, a ver que são importantes”, enfatizou Martha.  

UMA SABOROSA CONTRIBUIÇÃO
Embora vinculado à AACD, o Projeto Borboleta é autossustentável. Por isso, a cada fim de ano, é realizado um bazar com os artesanatos produzidos pelas mães participantes. O de 2019 aconteceu em novembro, no Jockey Club de São Paulo, sendo visitado por mais de mil pessoas. Além da verba alcançada com a venda dos artesanatos das mães, parte da renda obtida por outros 70 bazareiros do evento também foi destinada ao projeto.
Do bazar vem a maior parte dos recursos para a manutenção do projeto, porém, a venda do livro “Comer bem fazendo o Bem” também é indispensável para que os trabalhos continuem. O primeiro volume da obra, lançado em 2016, teve quase todos os 3 mil exemplares vendidos, e se projeta o mesmo sucesso com a atual edição.
 “Neste segundo volume, temos receitas de quase 40 chefs conhecidos. Eles mandaram a receita, uma foto do prato e um histórico da carreira. Também há receitas de outras pessoas formadoras de opinião na sociedade. Ainda contamos um pouco da história do projeto, colocamos a fotografia das mães, ou seja, não é simplesmente um livro de receitas”, detalhou Martha. 
O menu de opções contempla de pratos refinados a outros elaborados com ingredientes encontrados na maioria dos lares, com porções que podem ser saboreadas individualmente, a dois ou em grupo. 
“Muitas são receitas de família, que trazem uma memória afetiva para as pessoas”, comentou Martha, que no livro ensina como fazer um rocambole de chocolate que ela aprendeu com a sogra. 

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.