SÃO PAULO

EM SÃO PAULO

Morre Maestro Martinho Lutero

Por Flavio Rogério Lopes
26 de março de 2020

O regente tinha 66 anos e era diretor artístico do projeto Camerata da Sé

Divulgação

Faleceu na noite de terça-feira, 25, o Maestro Martinho Lutero Galati de Oliveira, Diretor do projeto Camerata da Sé. Ele tinha 66 anos de idade e foi vítima de parada cardíaca, após dias de internação por problemas pulmonares.

A cerimônia de cremação será realizada nesta quinta-feira, 26, no Crematório da Vila Alpina. A família pede, porém, que os amigos do Maestro permaneçam em casa e deixem as homenagens para “um futuro próximo, dada a gravidade da crise pela qual passamos e os riscos de contaminação”, consta em nota divulgada pela Rede Cultural Luther King, que o maestro dirigia.

Nascido em Governador Valadares (MG), em 29 de setembro de 1953, o Maestro foi professor no Istituto di Musicologia di Milano; diretor do Fórum Coral Mundial e do Forum Corale Europeo. Foi, ainda, diretor artístico do Coral Paulistano do Theatro Municipal de São Paulo, de 2013 a 2016.

ATIVIDADE DE AGREGAÇÃO

A Camerata Sé é primeira orquestra de câmara do Brasil especializada em acompanhamento de música coral, voltada à execução de grandes obras da literatura musical brasileira e mundial. Regidas pelo o maestro, o projeto realizou diversas apresentações gratuitas na Catedral da Sé, junto com o Coro Luther King, reunindo centenas de pessoas.

O projeto tem como sede a Catedral Metropolitana de São Paulo e é organizada pela Rede Cultura Luther King, criada e dirigida pelo Maestro Martinho Lutero desde 1970. O Coro Luther King recebeu, em 2012, o Prêmio APCA de melhor coro da cidade de São Paulo.

“A atividade coral é, por si só, uma atividade de agregação, de ensino e realização em conjunto. Quando uma pessoa canta em coro, ela aprende a importância do seu ser dentro da sociedade, dentro de um grupo, pois é uma atividade que leva diretamente a um pensamento e práticas menos egoístas.”, disse o Maestro em entrevista à radio 9 de julho, em junho de 2019.

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.