INTERNACIONAL

FALECIMENTO

Morre Cardeal Obeso Rivera, aos 86 anos

Por Gustavo Catania Ramos
13 de agosto de 2019

O Cardeal Rivera não era eleitor devido à idade e, com sua morte, o Colégio Cardinalício passou a ser composto por 216 cardeais

Reprodução da Internet

Faleceu na noite do domingo, 11, no México, o Cardeal Sergio Obeso Rivera, Arcebispo Emérito da Diocese de Jalapa, após meses de tratamento médico em seu domicílio. Ele era o último cardeal a ser criado pelo Papa Francisco no consistório de 28 de junho de 2018.

O Cardeal nasceu em 1931, em Jalapa, México. Foi ordenado sacerdote em 1954, doutorando-se posteriormente na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma. Foi sagrado bispo em 1972 e designado para a diocese de Papantla. Foi presidente da Conferência Episcopal Mexicana por três mandatos. Em 2007, Bento XVI aceitou sua renúncia por idade e, 11 anos depois, em 2018, o Papa Francisco o criou cardeal.

O Cardeal Rivera não era eleitor devido à idade e, com sua morte, o Colégio Cardinalício passou a ser composto por 216 cardeais, dos quais 119 são eleitores e 97 não eleitores.  Cardeais eleitores são aqueles que podem votar num eventual conclave para a escolha do Papa.

Fontes: Vatican News/ Religion Digital

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.