SÃO PAULO

Novo bispo auxiliar

Mons. José Benedito Cardoso envia mensagem ao Povo de Deus em São Paulo

Por Redação
25 de janeiro de 2019

Mons. José Benedito Cardoso, nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo, envia mensagem ao Povo de Deus em São Paulo, comunicando a alegria da nomeação e pedindo orações para o seu novo ministério à serviço da Igreja

Mensagem ao Povo de Deus da Arquidiocese de São Paulo

 

Eminente Cardeal Arcebispo Metropolitano, Dom Odilo.

Estimados irmãos Bispos Auxiliares.

Queridos membros do clero, religiosos e religiosas, leigos e leigas, e todo o Povo de Deus.

 

Recebi com surpresa, temor e alegria a notícia de minha nomeação, pelo Papa Francisco, para ser Bispo Auxiliar na Arquidiocese de São Paulo, desde já tão amada por mim.

Nos tempos de minha formação acadêmica, enquanto cursei teologia, e depois, ao cursar o mestrado em direito canônico, morava, de segunda à sexta-feira, na cidade de São Paulo, de modo que conheço bem pouco da grandiosidade da nossa metrópole.

Sou apenas um padre do interior, a quem a Igreja confiou uma missão muito grande em vosso meio. Aceitei essa nova e inigualável missão com fé, esperança e amor, pois sei que o Senhor, que me chamou, me dará a graça para cumpri-la. E é a graça de Deus que sempre me sustentou e me sustenta.

Deixo para trás uma história de muita alegria como padre na querida Paróquia São Roque, aonde aprendi a ser pastor. Dizem que a paróquia, por vezes, tem a fisionomia do pároco. Por certo que, também eu, nesses anos, adquiri um pouco da fisionomia da paróquia. Agora, porém, abro o meu coração e, cheio de alegria, me lanço em direção ao chamado do Senhor e à missão que Ele me confiou. Com vocês, quero aprender a ser bispo.

Com humildade, generosidade, disponibilidade e desejo de caminhar juntos, eu me apresento para servir e amar, para rezar e trabalhar, para aprender com vocês e para auxiliar na condução Povo de Deus presente nessa Igreja tão importante para a nossa história, que é a Igreja de São Paulo.

Agradeço imensamente ao nosso Cardeal Dom Odilo, que tão bem me recebeu, a quem auxiliarei com todo empenho e zelo, para o bem do Povo de Deus. Conte sempre comigo e com minhas orações.

Saúdo, cordialmente, os meus irmãos bispos auxiliares, com quem conto desde já para me ajudar, sobretudo nesses tempos iniciais do meu ministério episcopal. Com vocês, em torno do nosso Cardeal Arcebispo, quero compor uma fraterna comunhão de oração, respeito e amor.

Volto meu coração a todo o clero, padres e diáconos, ministros que o Senhor escolheu, saibam que poderão sempre contar comigo, com minha oração, meu apoio e minha amizade.

Aos religiosos e religiosas, leigas e leigos consagrados das novas Comunidades, aos agentes das diversas pastorais, movimentos e serviços, com quem quero somar nas diversas atividades evangelizadoras e pastorais que me forem confiadas pelo Arcebispo, meu respeito e consideração.

Enfim, a todo o Povo de Deus da Arquidiocese de São Paulo, a quem desejo servir, de forma simples e humilde, peço suas orações e convido para a minha ordenação episcopal que se realizará no dia 15/03/2019, sexta-feira, às 19h30, na Catedral Nossa Senhora dos Prazeres, em Itapetininga. Até breve.

Confio meu ministério à especial intercessão de Nossa Senhora da Assunção e de São Paulo Apóstolo, para que o Deus da vida, do amor e da paz venha em meu auxílio e me ajude a servir no episcopado, segundo o coração amoroso e misericordioso de Jesus.

Com carinho e orações.

José Benedito Cardoso

Bispo Auxiliar nomeado para a Arquidiocese de São Paulo

"O Senhor é o meu pastor e nada me faltará"

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.