SÃO PAULO

FÉ E CULTURA

‘Leonardo da Vinci – 500 anos de um gênio’

Por José Ferreira Filho
06 de fevereiro de 2020

A mostra, considerada a investigação mais completa e detalhada sobre o trabalho do artista italiano

Governo do Estado de São Paulo

O MIS Experience, o mais recente espaço cultural interativo criado pela Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa e pelo Museu da Imagem e do Som (MIS), em parceria com a TV Cultura, oferece seu primeiro evento ao público paulistano, com a exposição “Leonardo da Vinci – 500 anos de um gênio”. 
A mostra, considerada a investigação mais completa e detalhada sobre o trabalho do artista italiano, nascido em 1452, apresenta 18 áreas temáticas que contam a trajetória do grande gênio renascentista e traz réplicas de máquinas desenhadas por ele. Os visitantes terão uma experiência multissensorial com animações gráficas em alta definição, aliadas a conteúdo multimídia e narrativa em áudio, o que proporcionará uma vivência divertida, educativa e esclarecedora a pessoas de todas as idades e interesses.
O público também terá a oportunidade de conhecer, pela primeira vez, a mente do homem que lançou as bases para algumas das invenções mais notáveis da sociedade moderna, como o helicóptero, o automóvel, o submarino, o planador, o paraquedas e a bicicleta.
“Leonardo da Vinci – 500 anos de um gênio” traz ainda os Segredos de Mona Lisa, uma análise da pintura mais famosa do mundo, realizada no Museu do Louvre, na França, por Pascal Cotte, renomado engenheiro, pesquisador e fotógrafo de obras de arte.  
Contando com a assistência do Museu Leonardo da Vinci, de Roma, e com a colaboração de diversos especialistas e historiadores italianos e franceses, a exposição é uma grande vitrine para a genialidade de Leonardo da Vinci e revela todo o seu legado como inventor, artista, anatomista, engenheiro, arquiteto, escultor e filósofo. 

COMO CHEGAR
O MIS Experience fica no bairro da Água Branca, na zona Oeste da capital paulista, e as opções de transporte até lá são as seguintes: 

  •  De ônibus: além da proximidade ao Terminal Lapa, há diversas linhas que passam nas imediações (para informações, acesse o site da SPTrans: www.sptrans.com.br).
  •  De trem e metrô: o local fica a cerca de 15 minutos a pé das estações Lapa e água Branca, da CPTM, e Palmeiras Barra Funda, do Metrô.
  •  De traslado exclusivo: o MIS Experience oferece ônibus gratuito, a cada 15 minutos, a partir das 9h, das plataformas 6 e 7 do Terminal Turístico da Barra Funda, que é integrado à estação Palmeiras – Barra Funda.

ACESSIBILIDADE
O MIS Experience é acessível a pessoas com deficiência, por meio da cessão de cadeiras de rodas gratuitamente (sujeitas à disponibilidade). Além disso, o espaço possui piso tátil na área externa e banheiros adaptados, além de ambulatório para atendimento ao público em geral.
A exposição é apresentada em português e inglês, com conteúdo complementar e mais informações em áudio sobre as obras por meio do aplicativo MIS Audioguia (disponível na Play Store e no Google Play). Também são disponibilizados cadernos informativos em braile.
Para solicitar uma visita guiada por um intérprete de Libras, agendar visitas monitoradas para escolas, esclarecer dúvidas ou obter mais informações, envie um e-mail para educativo.leonardo@mis-sp.org.br ou visite www.mis-sp.org.b

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.