INTERNACIONAL

Incêndio

Fogo consome Catedral de Notre-Dame

Por Redação
15 de abril de 2019

Autoridades investigam as causas, mas descartam a possibilidade de incêndio criminoso em igreja histórica francesa que passava por restauração

Um incêndio de grandes proporções destruiu a Catedral de Notre-Dame, em Paris, na Franca, nesta segunda-feira, 15. As autoridades francesas tratam o episódio como acidente e, até o momento, descartam a possibilidade de que as causas sejam criminosas ou que se trate de um atentado terrorista. Segundo a agência AFP, os bombeiros acreditam que o fogo está “potencialmente relacionado” com os trabalhos de restauração pelo qual passava o edifício medieval.

O fogo teve início por volta das 18h50 locais (13h50 no horário de Brasília), poucos minutos depois de a Igreja ser fechada para visitação. As chamas surgiram na parte superior da construção, onde eram realizados trabalhos de restauração. Cerca de uma hora após o início das chamas, a torre central da igreja, de 93 metros de altura, desabou.

DESTRUIÇÃO

O porta-voz da Catedral, André Finot, declarou que pela intensidade das chamas que consomem o templo “não restará nada” da construção. 

A procuradoria francesa já abriu uma investigação para determinar o que iniciou o fogo.

REPERCUSSÃO

Via Twitter, o presidente francês, Emmanuel Macron, lamentou o ocorrido. “Notre-Dame de Paris em chamas. Emoção de uma nação inteira. Meus Pensamento estão com todos os católicos franceses. Como todos os nossos compatriotas, estou triste esta noite em ver esta parte de nós queimar”, disse. 

Segundo o jornal La Croix, o presidente da Conferência Episcopal Francesa, Dom Eric Moulin-Beaufort, afirmou ter recebido com horror a notícia do incêndio. “Eu fui ordenado nesta catedral. Esse lugar representa tantos eventos. Este drama nos lembra que nada nesta terra é feito para durar para sempre”, afirmou, manifestando solidariedade para com a Arquidiocese de Paris, que celebraria a Missa do Crisma com todo o clero na Catedral na manhã desta quinta-feira, 18. 

O TEMPLO

A Catedral Metropolitana de Nossa Senhora (em francês: Cathédrale métropolitaine Notre-Dame) é o principal local de culto católico em Paris e teve sua construção iniciada em 1163.

Localizado no coração da capital francesa, na praça de mesmo nome, o templo representa uma das construções góticas mais famosas do mundo. Basílica Menor desde 1805 e Patrimônio Mundial da Unesco desde 1991, Notre Dame recebe anualmente cerca de 13 milhões de turistas e fiéis de todas as partes do mundo.

No ano passado, a Igreja Católica na França lançou um apelo urgente pela mobilização de fundos para salvar o templo, que estava começando a desmoronar.

(Com informações de Vatican News, UOL, O Globo, La Croix, AFP e EFE)

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.