SÃO PAULO

NATAL

Festival de Natal no centro histórico de São Paulo

Por Daniel Gomes
06 de dezembro de 2019

 É a oportunidade de redescobrir sua essência cultural e valorizar esse cenário cheio de história e beleza”, informa a Prefeitura

Com o tema “Luz no Coração da Cidade”, a Prefeitura de São Paulo organiza uma série de atividades no centro histórico, especialmente entre os dias 9 e 23 deste mês. O chamado Festival de Natal tem o objetivo de “trazer a magia natalina para o berço da capital paulista, pois foi aqui que a cidade nasceu.  É a oportunidade de redescobrir sua essência cultural e valorizar esse cenário cheio de história e beleza”, informa a Prefeitura. 

LUZES
Neste período, as ruas do centro histórico terão uma decoração diferenciada, com uma iluminação especial, entre as 18h e 23h, o que ocorrerá no Edifício Matarazzo (Viaduto do Chá, 15), Edifício Martinelli (Rua São Bento, 405), Secretaria Municipal da Fazenda (Praça do Patriarca, 69), Tribunal de Justiça de São Paulo (Rua São Bento, 125), Secretaria Municipal de Cultura (Rua Líbero Badaró, 340) e UBS República (Praça do Patriarca, 100).
Uma projeção mapeada, com temas natalinos, será realizada dos dias 13 a 23 em dois locais: no Edifício Matarazzo, das 19h às 23h; e no Mosteiro de São Bento, das 20h30 às 23h. 

MÚLTIPLAS ATRAÇÕES 
Na Praça do Patriarca, será montada uma Vila de Natal, que terá como principais atrações uma árvore com 22 metros de altura, iluminada com 60 mil microlâmpadas de LED, uma feira de artesanato e manualidades, além da Casa do Papai Noel. 
No Viaduto do Chá, será instalada uma roda-gigante iluminada, com 22 metros de altura, aberta ao público, das 12h às 23h. 
No Pateo do Collegio, entre os dias 13 e 23, das 14h às 22h30, acontecerá o Cine Iglu de Natal, com uma projeção de 360 graus, com luz e som de alta tecnologia. Essa experiência 5D tem duração de cinco minutos, com a participação simultânea de até 90 pessoas. 
Já no Largo São Bento, entre os dias 9 e 23, será montada uma pista de patinação no gelo, em um ambiente refrigerado e interativo, que poderá ser visitado das 12h às 23h.
A “Quebra Nozes – Companhia Brasileira de Danças Clássicas” fará três apresentações ao longo do Festival de Natal, sempre às 12h30: no dia 17, no Largo São Bento; no dia 18, no Largo do Café; no dia 19, no Largo da Misericórdia; e no dia 20, na Rua José Bonifácio. 
Haverá, ainda, uma Parada de Natal, no dia 22, partindo do Pateo do Collegio, às 19h, com um desfile de carros temáticos pelas ruas do centro histórico.
Durante o festival, estão programados dois grandes shows musicais: no dia 13, às 20h30, com Fafá de Belém, na sacada da UBS República; e no dia 23, às 14h, com o grupo Art Popular, no Largo São Bento.

PRESÉPIOS E REIS MAGOS
Na Praça da Sé, entre os dias 13 e 23, serão montados presépios com personagens gigantes, enquanto entre a Rua XV de Novembro e a Praça Padre Manuel da Nóbrega, dos dias 9 a 23, haverá um presépio infantil. 
Além disso, na Caixa Cultural (Praça da Sé, 111), acontecerão duas apresentações alusivas à Folia de Reis: no dia 7, às 12h, com os Mensageiros dos Santos Reis; e no dia 15, às 12h, com a Cia. de Reis Estrela do Oriente. 

LEIA TAMBÉMTempo de luzes, encantos e fé

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.