VATICANO

Imigrantes

‘Europa precisa ajudar Itália a acolher migrantes’, diz novo Cardeal Becciu

Por Filipe Domingues
10 de julho de 2018

A questão migratória é um dos temas sociais mais presentes no pontificado do Papa Francisco.

Pixabay

Atual Substituto da Secretaria de Estado do Vaticano, efetivamente uma das principais autoridades nas relações da Santa Sé com outros países, o novo Cardeal Angelo Becciu afirmou à agência Ansa que as políticas públicas europeias devem levar em conta a entrada dos migrantes. Segundo ele, países como Itália e Grécia, que são porta de entrada de migrantes da África e do Oriente Médio, precisam da ajuda do resto da União Europeia.

“Não é correto que os países mais expostos assumam sozinhos o peso da recepção [de imigrantes]”, declarou o Cardeal. Por outro lado, ele definiu como “inaceitável” fechar os portos para embarcações que oferecem ajuda humanitária aos migrantes e usar essa estratégia para fins políticos. 

A questão migratória é um dos temas sociais mais presentes no pontificado do Papa Francisco, e autoridades da Igreja têm se manifestado com frequência sobre o tema, tanto na Europa quanto nos Estados Unidos. Na Itália, que formou um governo populista, o Ministro do Interior, Matteo Salvini, praticamente fechou os portos do País para a entrada de migrantes e refugiados, visando forçar outros países da Europa a acolher mais estrangeiros. 

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.