SÃO PAULO

Catedral da Sé

Espetáculo 'Mestres da Sé' estréia na Catedral

Por Redação
10 de dezembro de 2019

Peças de mestres de capela históricos da Sé foram recuperadas e serão executadas, ao vivo, no próximo domingo 

No próximo domingo, 15, a partir das 12h15min (logo após a missa das 11h), na Catedral da Metropolitana de São Paulo, será realizado o espetáculo “Mestres da Sé”. Obras de três mestres de capela da Igreja mãe da Arquidiocese de São Paulo serão executadas sob a direção do maestro Delphim Rezende Porto.

Mestre de capela é o profissional responsável pela música litúrgica de uma igreja. Ao longo da história, grandes compositores, como Bach, Handel e Haydn dedicaram-se à função de mestre de capela. Em São Paulo não foi diferente.Alguns dos principais nomes da música que atuaram na cidade entre os séculos XVIII e XX tiveram essa função.

No espetáculo “Mestres da Sé” serão executadas peças de André da Silva Gomes (1752 - 1844), Furio Franceschini (1880-1976) e do padre José Tallarico (1922-2009). Os três ocuparam a função de mestre de capela na Catedral Metropolitana de São Paulo.

Nove musicistas com instrumentos antigos – construídos da mesma forma como foram na época das composições (começando pelo século XVIII) – e um conjunto de oito cantores executarão músicas litúrgicas que foram feitas tanto para a Velha Sé (demolida em 1912) como para o atual edifício da Catedral. 

Acompanhando as peças musicais, filmes produzidos com exclusividade para o concerto serão exibidos em um grande totem de LED (com 5 metros de altura). Detalhes da vida dos três compositores serão apresentados, juntamente com imagens da São Paulo e da Catedral nas épocas em que eles atuaram.

Parte das obras dos mestres de capela da Sé foram recuperadas de partituras presentes no Arquivo Metropolitano Dom Duarte Leopoldo e Silva, da Arquidiocese de São Paulo. A partir dos originais depositados no arquivo, foram feitas restaurações e arranjos para a execução no concerto.

Após a apresentação no próximo domingo, a íntegra do concerto – acompanhada de cenas de making of – será disponibilizada gratuitamente para acesso nas redes sociais da Catedral da Sé.

Com produção conjunta da São Paulo Schola Cantorum e do Estúdio Centro, o projeto é realizado pela Associação de Amigos da Catedral da Sé, com apoio do vereador Ricardo Nunes e da Secretaria de Cultura da Prefeitura de São Paulo.

REPERTÓRIO

Missa para a Noite de Natal - André da Silva Gomes

Laetentur caeli – Ofertório da 1ª Missa de Natal- André da Silva Gomes

Ave Maria – André da Silva Gomes

Ave Maris Stella - André da Silva Gomes

Alma Redemptoris Mater - Fúrio Franceschini

MIsericordias Domini – J. L. Tallarico

In nativitatem Domini – J. L. Tallarico

 

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.