SÃO PAULO

DEVOÇÃO

Entrega do Cetro à Mãe e Rainha atrai milhares de pessoas ao Santuário de Atibaia (SP)

Por Santuário de Schoenstatt, Atibaia (SP)
17 de setembro de 2019

Cerca de seis mil pessoas participaram da celebração

Arquivo Paroquial

O Santuário de Schoenstatt, de Atibaia/SP recebeu mais de 6 mil peregrinos neste domingo, 15 de setembro, para um momento especial: a entrega do Cetro à Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt.

A multidão se concentrou na Tenda, onde bandeiras de todos os estados do Brasil, entraram pelo corredor central com as terras de várias dioceses e arquidioceses, que passaram no Santuário ao decorrer desse ano, seguidos pelos representantes dos ramos e comunidades do Movimento Apostólico de Schoenstatt. Juntos, apresentam as intenções de cada brasileiro para esse dia de graças: “Nosso compromisso com nossa Pátria tem um nome: transformar o Brasil numa nova terra mariana.”

Tens a tarefa de conduzir vitoriosamente

Enquanto isso, uma surpresa, a Mãe e Rainha partiu em procissão do Santuário indo ao encontro de seus filhos. Ao toque das trombetas, a imagem é levada em meio à multidão até o altar, dando início a Santa Missa, que foi presidida pelo Diretor do Regional Sudeste do Movimento de Schoenstatt, Pe. Afonso Wosny.

“Esse cetro ajude a mostrar o que todos nós acreditamos: que Maria é Rainha, é Rainha do Tabor, é Rainha da fidelidade heroica, é Rainha das nossas vidas, é Rainha neste Santuário Tabor da permanente presença do Pai”, diz o Pe. Afonso, em sua homilia. Referindo-se ao evangelho, no qual o filho mais velho faz memória a tudo o que viveu com seu Pai, o celebrante cita as várias memórias que fazemos na entrega do cetro, repetindo as palavras do Fundador do Movimento, o Pe. José Kentenich: “Em sua mão colocamos o cetro e, em sua fronte, a coroa. Com isto, queremos exprimir: somos pequenos instrumentos em tuas mãos. Em Jesus, com Deus Trino, tu és a mestra da Obra. Tens a tarefa de conduzir vitoriosamente…nossa Família e cada filho individualmente, através de todas as dificuldades do tempo, à pátria eterna. Tens a tarefa de formar e configurar nossa Família, numa família moderna, una, santa, católica e apostólica…”

Ela recebe o Cetro

Após a celebração, todos conduzem a imagem da Mãe e Rainha de volta ao Santuário. Diante dele, o cetro passa pelas mãos dos representantes dos Ramos e Comunidades da Família de Schoenstatt, cada um faz uma pequena prece e, então, o cetro é entregue, entronizado no quadro de Maria.

Ela esteva presente há 70 anos

Entre as milhares de pessoas, está Ir. M. Theomaris Moro, a única testemunha que estava presente, há 70 anos, quando o Pe. Kentenich entregou este cetro, em Santa Maria/RS. Emocionada, ela partilha: “Há todo momento, hoje, eu ficava recordando aquele cena que vivenciei em 20 de agosto de 1949: nosso Pai e Fundador, em pé sobre o altar do Santuário, com a coroa na mão e olhando para a Mãe, fazendo a sua oração tão profunda. Hoje, com milhares de pessoas, vejo que o seu pedido daquele dia foi atendido, pois a Mãe realmente nos enviou milhares de vocações para a Obra de Schoenstatt no Brasil.” Idalina Maria Rubim Moreira Monteiro, veio de Taubaté/SP e diz: “Coroar foi entregar a minha vida. Agora, na entrega do cetro, confirmo a entrega com filialidade e confiança, na certeza que a Mãe sempre cuidará de mim.”

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.