NACIONAL

Encontro de formação destaca preparativos para cantar no Advento e no Natal

Por Ruy Halasz
14 de novembro de 2019

Maestro Delphim Porto fala a participantes do encontro de formação litúrgica, no sábado, 9

Ruy Halasz

Com o tema “Cantar o Advento e o Natal”, a Região Episcopal Sé realizou a última das formações litúrgicas do ano, no sábado, 9, desta vez no salão da Paróquia São Paulo da Cruz – Calvário, no Setor Pinheiros.
O primeiro palestrante foi o Padre Helmo Cesar Faccioli, que, após conduzir a oração de abertura inspirada na Festa de Dedicação da Basílica de Latrão, conversou com o grupo sobre a importância das equipes de celebração se prepararem para cada celebração eucarística, referindo-se ao uso necessário do Diretório Litúrgico e que os cânticos sejam escolhidos, quando necessários, a partir das antífonas da missa a ser celebrada. 
Também foi palestrante o Maestro Delphim Porto, que procedeu à apresentação dos princípios que nortearam a eleição do repertório do folheto litúrgico O Povo de Deus em São Paulo. Ao demonstrar os critérios dos documentos magisteriais, também houve partilha dos esforços da Comissão Arquidiocesana de Liturgia para garantir à assembleia boas melodias e letras que fomentem a plena participação da assembleia no canto ritual. 
Cantar o canto certo deve também levar em conta o modo como se o faz, pois, tal como a proclamação de um texto, pode se tornar mais ou menos clara. Dependendo da maneira usada pelo orador, o cantor deve usar as regras da arte para garantir a boa difusão da Palavra de Deus por meio da música.
O primeiro encontro de liturgia de 2020 será realizado nos dias 18 e 19 de fevereiro, em local ainda a ser definido.  

Atividade arquidiocesana
No sábado, 16, das 8h30 às 16h30, a Comissão Arquidiocesana de Liturgia realizará o encontro de formação em Liturgia e Música “Cantar o Advento e o Natal”, com a assessoria do Padre Luiz Eduardo Pinheiro Baronto e o Maestro Delphim Porto. A atividade será no Centro Pastoral São José (Avenida Álvaro Ramos, 366, próximo ao Metrô Belém). Outras informações e inscrições em liturgiacatolica.com.br/encontro. 
 

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.