SÃO PAULO

Liturgia e Vida

Encontro de formação de música litúrgica acontece no Centro Pastoral São José

Por Fernando Arthur
19 de fevereiro de 2020

Evento contou com cantores, instrumentistas, corais e responsáveis pela música litúrgica nas paróquias e comunidades da Arquidiocese

Delphim Rezende Porto

No último sábado, 15, das 08h30 às 12h30, no Centro Pastoral São José, aconteceu o Encontro de Formação de Música Litúrgica da Arquidiocese, com o tema “Cantar a Quaresma”.

Com grande número de cantores, instrumentistas, corais e responsáveis pela música litúrgica nas paróquias e comunidades da Arquidiocese, o encontro foi conduzido pelo Maestro Doutor Delphim Rezende Porto, coordenador da música litúrgica na Catedral da Sé.

Também estiveram presentes: Padre Helmo Faccioli, coordenador da Comissão Arquidiocesana de Liturgia e o Padre Luiz Eduardo Baronto, Cura da Catedral Metropolitana de São Paulo e redator do folheto litúrgico “Povo de Deus” e do Padre José Webber, colaborador e compositor de músicas litúrgicas.

Os presentes tiveram a oportunidade de refletir e conhecer a mística dos cantos litúrgicos para o tempo Quaresmal, cantar alguns cantos e também entender a teologia da Quaresma.

No início do encontro, os presentes puderam rezar juntos a oração das Laudes. Padre Helmo explicou que  é importante rezar antes das reuniões, e motivou os presentes a viverem a unidade nas paróquias.

Padre Luiz Baronto motivou os presentes e introduziu-os na Mistagogia do tempo da Quaresma, explicando pontos de cada domingo quaresmal e mostrando as músicas litúrgicas apropriadas para a quaresma.

O Maestro Delphim recordou que a música litúrgica é importantíssima para a boa oração nas celebrações Eucarísticas nas paróquias.

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.