NACIONAL

REGIAO LAPA

Em ação de graças pelos trabalhos do Encontro de Casais com Cristo

Por Angela Santos
29 de novembro de 2019

Dom José Benedito Cardoso, com padres concelebrantes e leigos participantes da missa na Paróquia São José, no Jaguaré, em ação de graças pelos trabalhos do Encontro de Casais com Cristo

Angela Santos

Na Paróquia São José, no bairro do Jaguaré, Setor Pastoral Butantã, aconteceu na quinta feira, 21, uma missa em ação de graças pelos trabalhos do Encontro de Casais com Cristo (ECC), presidida por Dom José Benedito Cardoso, Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Lapa. Concelebraram os Padres Laudeni Ramos Barbosa, CSC, Pároco, e Geraldo Pedro dos Santos, Pároco na Paróquia Santa Luzia e Coordenador do ECC.
Dom José Benedito, na homilia, disse que naquela missa todos agradeciam a Deus o trabalho do ECC, em todas as três etapas. “Agradecemos, também, a recuperação de casais e o fortalecimento do vínculo de aprofundamento da espiritualidade do casal cristão”, afirmou.
Da inquietude do Padre Afonso Pastore, que dedicou a sua vida à Pastoral da Saúde e à Pastoral Carcerária, teve início o ECC em 1970, na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, na Vila Pompeia, em São Paulo, idealizado para ser desenvolvido em três etapas distintas, indispensáveis, relacionadas entre si, cada uma com características e finalidades próprias. Uma etapa prepara a outra e deve ser observada a partir de um crescimento de seus integrantes e de sua comunidade. 
A primeira etapa é o momento evangelizador e missionário, é o despertar, o chamado aos casais afastados da Igreja. Na segunda etapa, pretende-se levar o casal à reflexão sobre o verdadeiro sentido da fé batismal, para que viva plenamente a mensagem de Jesus Cristo. E, na terceira etapa, propõe-se aos casais uma reflexão profunda, séria e adulta do homem que vive em uma sociedade cheia de injustiça, opressão, miséria, egoísmo, dominação e marginalização.

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.