SÃO PAULO

Páscoa dos Militares

Dom Odilo preside Páscoa dos Militares na Catedral da Sé

Por Nayá Fernandes
27 de setembro de 2018

A Páscoa dos Militares acontece anualmente, e reúne representantes da Marinha, Exército, Aeronáutica, Polícia Militar e Guarda Civil Metropolitana.

Luciney Martins/O SÃO PAULO

O Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano de São Paulo, presidiu na sexta-feira, 21, na catedral da Sé, a Missa pela “Páscoa da Família Militar”. A tradição nasceu a partir da necessidade dos militares que, estando em missão durante o período pascal, queriam celebrar a Páscoa junto da comunidade eclesial e de seus familiares. A primeira “Páscoa dos Militares” foi celebrada em 1945, no Rio de Janeiro, com aqueles que voltaram da 2ª Guerra Mundial. Ficou então convencionado que a “Páscoa dos Militares” seria em período diferente do tradicional. 

Representantes da Marinha, do Exército, da Aeronáutica, da Polícia Militar e da Guarda Civil Metropolitana lotaram a Catedral da Sé. No início da celebração, todos cantaram o hino nacional brasileiro e, solenemente, foram trazidas a bandeira do Brasil e outras bandeiras, além da imagem de Nossa Senhora Aparecida.
 

PELO BEM COMUM

“Essa celebração é um privilégio particular dado aos militares, devido às suas particularidades”, disse o Cardeal durante a homilia. Ele salientou ainda que a Páscoa é o centro da fé católica. “Assim, mais importante do que o calendário litúrgico é o que nós professamos com a Páscoa: que Jesus ressuscitou e apareceu vivo aos seus!”.

Ao falar sobre o significado da Páscoa, o Arcebispo recordou que a vida na pátria terrena prepara a vida eterna da Pátria celeste. “A ressurreição de Jesus é o anúncio daquilo que Deus tem preparado para cada um de nós. Por isso, São Paulo diz que Jesus é o primogênito entre nós, o primeiro a ressuscitar”, continuou. 

Dom Odilo convidou a todos a serem promotores da paz e do bem comum. "Quero convidar a todos a vivermos de maneira consequente esse chamado, preocupados com o bem comum, com o respeito à ordem, à justiça e à dignidade. Que vivendo nossa missão, possamos contribuir para que nossa Pátria celeste seja um lugar de felicidade. Que os males sejam superados e que o Brasil, lugar de gente tão boa, possa ser um lugar de alegria”, afirmou.

No fim da celebração, Padre Reni Nogueira dos Santos, Capelão do Comando Militar do Sudeste - São Paulo (SP), agradeceu a presença de todos e recordou o aniversário natalício de Dom Odilo, comemorado naquele dia.

 

ORDINARIADO MILITAR DO BRASIL

O Ordinariado Militar do Brasil é uma Circunscrição Eclesiástica da Igreja Católica no Brasil, subordinada diretamente à Santa Sé, e participa do Conselho Episcopal Regional Centro-Oeste da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. A Sé Episcopal está na Catedral Militar Rainha da Paz, na cidade de Brasília, no Distrito Federal. O Arcebispo Militar do Brasil, Dom Fernando José Monteiro Guimarães, é o responsável por todas as capelanias militares católicas do Brasil. 

Mais detalhes pelo site: Arquidiocese Militar do Brasil
 

 

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.