SÃO PAULO

Homenagem

Dom Luiz Carlos Dias recebe o Título de Cidadão Paulistano

Por Renato Papis / Regional Sul 1 CNBB
19 de setembro de 2019

A solenidade de entrega do título aconteceu na noite desta segunda-feira,16, no Salão da câmara e foi de iniciativa da vereadora Edir Sales

Everton Aguiar / Assessoria de Imprensa

“Expresso os meus sentimentos de alegria, honradez e gratidão pela recepção do título de cidadão paulistano. Trata-se de uma dessas belas surpresas que a vida nos reserva, sinceramente, nunca imaginei recebe-lo, e acho que nem o almejei”. Com essas palavras, Dom Luiz Carlos Dias, o Bispo Auxiliar de São Paulo e secretário do Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, recebeu o Título de Cidadão Paulistano da Câmara Municipal de São Paulo pelo reconhecimento e atuação social na cidade.

A solenidade de entrega do título aconteceu na noite desta segunda-feira, 16, no Salão da Câmara e foi de iniciativa da vereadora Edir Sales (PSD).

Compuseram a mesa da solenidade, o Vigário Geral Adjunto para a Região Belém, Cônego José Miguel de Oliveira; o Coordenado de Pastoral da Região Belém, Padre Marcelo Maróstica Quadro; o Ecônomo, cônego Marcelo Álvares Matias Monge; o Coordenador Arquidiocesano de Pastoral, Padre Tarcísio Marques Mesquita, representando o Cardeal Odilo Pedro Scherer; a diretora e presidente do Centro Social Nossa Senhora do Bom Parto, irmã Judith Lupo, além do vereador Eduardo Suplicy (PT).

A solenidade foi acompanhada por amigos, representantes da sociedade civil e religiosa, grupo de diversas pastorais, entidades e demais fiéis das paróquias e comunidades da região Belém. Colaboradores do Centro de Pastoral São José do Belém e do Regional Sul 1 da CNBB também estiveram presentes na cerimônia.

Durante seu discurso, o Bispo fez memória ao legado de Dom Luciano Mendes de Almeida. “Na Região Episcopal Belém tenho aprendido muito com o imenso legado de Dom Luciano, força viva a nos contagiar e impulsionar na missão; com o seu presbitério e a vida religiosa, um grupo capacitado e comprometido, assim como com o numeroso laicato engajado nas paróquias e comunidades, pastorais, movimentos, novas comunidades etc”.

Ainda em seu discurso, Dom Luiz Carlos agradeceu o Cardeal Scherer, os Bispos Auxiliares de São Paulo e também a presidência do Regional Sul 1.

O Homenageado enfatizou que “o Bispo precisa colaborar para que os discípulos de Jesus, cumpram concretamente sua missão testemunhal e cidadã, no contexto da Paulicéia, na qual é acentuado o fenômeno da cultura urbana, com sua desterritorialidade e novas percepções do tempo e do espaço, realidades que impactam a vida das pessoas de modo a deixá-las sem critérios claros para o discernimento ético/moral. O Evangelho da vida e da verdade são ansiados nesse contexto. Também em nome de minha missão, deixo um apelo a esta casa do povo paulistano, para que a justiça norteie os propósitos, os objetivos, os planejamentos e as leis aqui pensados e daqui emanados. Nosso povo, um tanto quanto sem esperança em meio às crises de nosso tempo, carece do bom exercício da política, que São Paulo VI entendia como a caridade mais alta”.

“O meu coração se enche de orgulho na noite de hoje de poder prestar essa homenagem, em nome de todos os paulistanos, e também em nome dos fiéis da igreja católica. O presente Título é a mais alta honraria concedida pelo parlamento paulistano a personalidades que fazem muita diferença em nossa cidade. Como vereadora desta digníssima Casa, tenho também o dever de ser a voz e a vez do nosso Povo. Por isso, aqui estou oficialmente, fazendo parte desta solenidade, para expressar aquilo que os nossos irmãos acreditam ser justo e verdadeiro: acolher em nossa São Paulo, aquele que foi chamado por Deus para servir a todos, sem excluir ninguém, ao contrário, abraçando e sendo solidário com todas as pessoas, mormente, as mais vulneráveis e excluídas.Seja bem-vindo mais novo filho e cidadão paulistano. Tenho a honra de homenageá-lo por meio dessa que é importante, memorável e merecida comenda do nosso município de São Paulo, pelo brilhante e relevante trabalho que desenvolve a favor de todos nós. Que Deus abençoe sua vida, Dom Luiz Carlos Dias!”, declarou a vereadora.

Já o Padre Marcelo Maróstica Quadro destacou o reconhecimento da atuação social do Bispo Auxiliar. “O verdadeiro cidadão é aquele que se preocupa com a vida, as pequenas e grandes questões que envolvem a Cidade. E mesmo não sendo nascido aqui nesta cidade de São Paulo, Dom Luiz Carlos nestes 3 anos e 4 meses vem colaborando em suas ações, atitudes e posturas para que a cidade de São Paulo seja uma cidade mais humana e fraterna, onde podemos ter a certeza que Deus habita esta cidade”, disse.

“Hoje quero parabenizá-lo duplamente. Por mais um ano de vida e por ser alguém que está fazendo a diferença nesta cidade e na vida de muitas pessoas. Continue sendo sal da terra e luz do mundo e sempre mantendo esta atitude de humildade.”, concluiu o Padre Marcelo.

Bom Pedro Luiz Stringhini, O Bispo de Mogi das Cruzes (SP) e Presidente do Regional Sul 1, também cumprimentou Dom Luiz Carlos por meio de mensagem. “Apresento sinceras e cordiais felicitações por ocasião do recebimento do Título de Cidadão Paulistano, conferido pela Câmara Municipal de São Paulo, no dia 16 de setembro de 2019, data essa coincidente com o aniversário natalício de Dom Luiz Carlos. Parabéns! Receba o abraço, amizade e orações de toda a equipe de trabalho do nosso Regional”.  Deus o abençoe e o fortaleça, felicitou Dom Pedro.

Nascido em Caconde, no interior do estado de São Paulo, Dom Luiz Carlos Dias ingressou no seminário em 1984, estudou Filosofia e Teologia no Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto (CEARP) (1984-1990). É mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Gregoriana, de Roma (2002-2004). Foi secretário executivo das Campanhas da Fraternidade e da Evangelização, na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília (2010-2016).  Foi nomeado bispo titular de “Tunes” e Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo, no dia 16 de março de 2016. A ordenação episcopal ocorreu em sua cidade natal, no dia 07 de maio de 2016, logo após ter celebrado seu jubileu presbiteral. Adotou como lema:  “Vim Para Servir” (Conf. Mc 10,45).

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.