NACIONAL

57ª ASSEMBLEIA DA CNBB

Dom Devair e Dom Carlos comentam assuntos dos últimos dias da Assembleia Geral

Por Redação com CNBB
09 de mai de 2019

Como serão colocadas em prática na Arquidiocese de São Paulo as diretrizes do encontro foi um dos assuntos levantados

Reprodução do Facebook

Na tarde da quarta-feira, 8, o Vicariato Episcopal para a Pastoral da Comunicação realizou mais uma transmissão ao vivo pelo Facebook da Arquidiocese de São Paulo, com a presença do Vigário Episcopal para a Pastoral da Comunicação, Dom Devair Araújo da Fonseca, e Dom Carlos Lema Garcia, Vigário Episcopal para a Educação e a Universidade.

FRATERNIDADE E COMUNHÃO

Dom Carlos recordou o clima no decorrer do encontro que se inicia todos os dias com a reza do Terço no Santuário Nacional de Aparecida, seguida de missa, que a cada dia tem um tema para reflexão e todos os bispos concelebram. 

“Isso é importante para que todos saibam que o clima em que se desenvolve a assembleia é de fraternidade e oração. Os bispos invocam a luz de Deus, porque são responsáveis pela evangelização em suas dioceses de todo o Brasil. É muito consolador ver todos unidos em oração”, disse Dom Carlos.

DIÁLOGO E ORAÇÃO

Em relação aos ataques que a CNBB vem sofrendo nas redes sociais, Dom Devair e Dom Carlos reforçaram que a Igreja está sempre unida, e que o clima dos bispos durante a assembleia é de comunhão. “Esses comentários são muitas vezes preconceituosos e superficiais. É um erro você querer julgar uma instituição da Igreja com critérios políticos e humanos”, disse Dom Carlos.

Dom Devair afirmou que o melhor caminho é o diálogo, a oração e comunhão com os bispos e com a Igreja: “Tentar acertar sem a Igreja é um grande erro. Nós precisamos permanecer unidos e se existem fatos que precisam ser revistos e atualizados, é melhor que isso seja feito junto com os pastores da igreja reunidos.”

COLOCAR EM PRÁTICA

Um internauta perguntou: “Como será colocado em prática essas diretrizes da Assembleia no contexto da Arquidiocese de São Paulo?”

“Essas diretrizes vem ao encontro do sínodo arquidiocesano e do trabalho que já estamos fazendo”. Dom Devair disse ainda que o trabalho pastoral da Arquidiocese valoriza aquilo que já tem sido feito, sempre buscando atualizações.

TODOS OS DETALHES DA ASSEMBLEIA

Diariamente, acompanhe os detalhes sobre a 57ª Assembleia Geral da CNBB no site do jornal O SÃO PAULO e nos noticiários da rádio 9 de Julho.

Nesta quinta-feira, 8, participarão da transmissão ao vivo pelo Facebook da Arquidiocese de São Paulo, Dom Devair e Dom José Roberto Fortes Palau, Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Ipiranga.

(Com informações da CNBB)

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.