NACIONAL

NO CEARÁ

Divulgada data da beatificação de Benigna Cardoso

Por Flavio Rogério Lopes
21 de janeiro de 2020

A primeira bem-aventurada nascida no Ceará será beatificada em 21 de outubro 

Diocese do Crato

A Diocese de Crato (CE) anunciou nesta terça-feira, 21, que a cearense Benigna Cardoso será beatificada no dia 21 de outubro. A celebração será presidida pelo Cardeal Angelo Bucciu, Prefeito da Congregação para a Causa dos Santos, representando o Papa Francisco, na Catedral de Nossa Senhora da Penha, em Crato.

A data da beatificação foi divulgada por Dom Gilberto Pastana, Bispo de Crato, em pronunciamento feito na rádio diocesana Educadora do Cariri. Segundo o Bispo, a informação foi confirmada pela Secretaria de Estado do Vaticano.

Benigna, considerada “heroína da castidade”, será a primeira beata nascida no Ceará. A promulgação do decreto, no qual o Papa Francisco autoriza a beatificação da leiga, aconteceu em 2 de outubro de 2019. “É um motivo de grande alegria para todos nós. E, em contato com Roma, resta-nos preparar a celebração”, disse Dom Gilberto.

BIOGRAFIA

Benigna Cardoso da Silva nasceu em 15 de outubro de 1928, em Santana do Cariri (CE) e morreu mártir em 24 de outubro de 1941. O pároco, Padre Cristiano Coelho Rodrigues, que fora orientador espiritual da jovem, foi grande incentivador da devoção a ela.

Quando ocorreu o assassinato, ele escreveu a seguinte nota ao lado do registro de Batismo de Benigna: “Morreu martirizada, às 4 horas da tarde, no dia 24 de outubro de 1941, no sitio Oiti. Heroína da Castidade, que sua santa alma converta a freguesia e sirva de proteção às crianças e às famílias da Paróquia. São os votos que faço à nossa santinha”.

(Com informações de Diocese de Crato)

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.