SÃO PAULO

Cooperação Missionária

Dioceses paulistas apoiam missões na África e na Amazônia

Por Redação com Regional Sul 1
29 de janeiro de 2020

Por meio de doações financeiras, Igrejas do estado de São Paulo colaboram com sustento de missionários no norte do Brasil e em Moçambique

O Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que compreende o Estado de São Paulo, informou que houve um aumento significativo no número de benfeitores que estão ajudando financeiramente no sustento dos missionários que atuam na Amazônia e na África.

Recentemente, a Arquidiocese de Botucatu enviou R$ 100 mil para o projeto missionário do Regional. A doação, motivada pelo Arcebispo de Botucatu, Dom Maurício Grotto de Camargo, referem-se à contribuição das 47 paróquias ao longo do ano de 2019.

“É uma alegria para nossa Igreja Particular ter a possibilidade de contribuir com esse projeto tão bonito, desenvolvido em Pemba, pelas dioceses do nosso Regional. Através da colaboração de cada uma de nossas paróquias, a Igreja de Botucatu se une não apenas na oração, mas também nesse gesto concreto, mostrando assim a força missionária e sua importância nos dias de hoje”, reiterou o Dom Maurício.

CONTRIBUIÇÕES

Esse montante foi encaminhado o Fundo Missionário, gerenciado pela Cáritas Brasileira Regional São Paulo, que tem por objetivo subsidiar os Projetos do Regional Sul 1 da CNBB na Amazônia e na África.

A Arquidiocese, por meio da Catedral de Botucatu, também mantém o projeto Amigos de Dombe, que auxilia a Missão em Dombe, Moçambique. O grupo é composto por dezenas de voluntários que mensalmente contribuem para a manutenção de uma escola gerida pela Fazenda da Esperança.  O auxílio dos Amigos de Dombe inicialmente era destinado para a alimentação diária para mais de 600 crianças. Desde março de 2019, o projeto auxilia também na reconstrução de moradia de alvenaria para as famílias que perderam suas casas após a destruição causada pelo ciclone Idai.

Há quatro anos, a Arquidiocese de Botucatu conta com a presença missionária do Padre Luiz Aparecido Iauch, na Diocese de São Gabriel da Cachoeira (AM), como parte do Projeto Igrejas-Irmãs entre os regionais Sul 1 e Norte 1 da CNBB. O missionário auxilia, desde fevereiro de 2016, nas diversas comunidades daquela região.

AGRADECIMENTO

Dom Pedro Luiz Stringhini, Bispo de Mogi das Cruzes e presidente do Regional Sul 1, agradeceu a colaboração das dioceses do estado e as muitas pessoas que têm depositado sua contribuição na conta bancária do Regional.

Há um ano, a Diocese de Jundiaí também fez uma doação ao Projeto no valor de R$ 94 mil para a compra de um carro para a missão em Metoro, Moçambique. Ao lado da ajuda financeira, acontece a conscientização missionária e a sensibilização em relação ao sofrimento dos irmãos africanos.

Dom Pedro Luiz também agradeceu a Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial do Regional Sul 1, motivadora de todo esse trabalho, que constitui a Comissão Missionária Regional (Comire).  O Presidente do Sul 1 também manifestou gratidão às demais dioceses do estado que contribuem com um valor anual para a manutenção da missão. “Conclamamos outros irmãos e irmãs a abraçarem de alguma forma esse Projeto de Ação Missionária, com ardor, comunhão e corresponsabilidade. Deus abençoe cada gesto de generosidade!”, concluiu Dom Pedro.

MOÇAMBIQUE

Ao todo, o Regional Sul 1 mantém três missões na Diocese: Missão de Metoro – distante 80km de Pemba; Missão de Mazeze – distante 204Km; Missão de Nangade – distante 400km. Cada uma dessas missões atende dezenas de comunidades e aldeias, com grandes distâncias entre elas.

Em agosto, o Cardeal Odilo Pedro Scherer, realizou uma visita missionária à Diocese de Pemba, no norte de Moçambique, para acompanhar os trabalhos dos missionários do Regional Sul 1 no país africano.

Na ocasião, Dom Odilo ressaltou que o trabalho dos missionários é imenso, e vai desde o atendimento religioso aos cuidados à saúde e à educação do povo. Em cada paróquia ou sede da missão, há também escolas e várias formas de promoção humana e assistência social. Ele explicou que além de enviar os missionários, as dioceses paulistas colaboram financeiramente para manter a missão.

“De fato, também são necessários os meios para a realização da missão, como veículos para os deslocamentos, a alimentação, a manutenção das casas, a saúde e, é claro, as múltiplas ajudas à população local”, destacou o Cardeal Scherer.

Para o Bispo de Pemba, o brasileiro Dom Luís Fernando Lisboa, o trabalho dos missionários brasileiros é fundamental. “O Regional Sul 1 tem feito uma grande diferença na nossa Diocese com esse apoio, com essa parceria que realizamos”, em entrevista ao O SÃO PAULO, publicada em 16 de outubro de 2019. 

COMO DOAR

Doações podem ser feitas através de depósito, DOC ou TED para a conta do projeto:

Banco: Banco do Brasil

Agência: 2800-2

Conta Corrente Nº 686868-1

Favorecido: CNBB Regional Sul 1 – CNPJ: 33.685.686/0009-08.

ASSISTA AO VÍDEO DA CAMPANHA: 

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.