SÃO PAULO

Regional Sul 1

Congresso Regional das Novas Comunidades

Por Redação
10 de agosto de 2017

1º Congresso Regional das Novas Comunidades, teve por tema “Pelo Espírito, testemunhas da unidade”

Fotos: Isabela Borges Gonçalves

“Pelo Espírito, testemunhas da unidade”, este foi o tema do 1º Congresso Regional das Novas Comunidades realizado na capital de São Paulo, ocorrido nos dias 05 e 06 de agosto no Colégio João XXIII. Estiveram presentes fundadores, membros e participantes de 105 novas comunidades do Estado de São Paulo.

“As novas comunidades são expressões da ação do Espírito Santo que renova a vida da Igreja e que a impulsiona a traduzir, nos tempos atuais, aquilo que é a perene mensagem de salvação do evangelho” afirmou o cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, na homilia da missa de encerramento do evento.

O Congresso contou também com a presença do Cardeal da Arquidiocese do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, que explanou sobre as novas comunidades no magistério dos Papas e os critérios de eclesialidade desses movimentos e associações. Além das presenças de Dom Edmilson Amador Cateano, Bispo de Guarulhos e Referencial dos Leigos e das Novas Comunidades no Regional Sul 1 e Dom Emilio Pignoli, Bispo emérito da Diocese de Campo Limpo.

A identidade carismática das novas comunidades, sua formação humana, a missão e origem na família - primeira comunidade de amor – foram outros assuntos aprofundados em pregações e momentos ricos de oração e fraternidade entre os carismas ali representados.

O evento é uma promoção da Catholic Fraternity Brasil, sob a responsabilidade das Comunidades Sagrada Família, Aliança de Misericórdia, Mar a Dentro e Pantokrator.

Que este encontro com Jesus transfigurado possa fazer resplandecer sua glória nos trabalhos que as novas comunidades desempenham dentro e fora dos muros da Igreja.

(Com informações de Rosana Maris Palmieri)
 

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.