NACIONAL

Doutrina Social

Começa 8ª Curso Nacional de Fé e Política

Por Redação
23 de janeiro de 2020

Iniciativa organizada por serviço ligado à CNBB em parceria com a PUC-Rio, promove a formação de leigos a partir da Doutrina Social da Igreja

Foi aberto nesta segunda-feira, 20, e segue até o dia 1º de fevereiro, em Brasília (DF) a 8ª edição do Curso Nacional de Fé e Política, Centro Nacional de Fé e Política Dom Helder Câmara (CEFEP).

O objetivo do curso é fomentar um pensamento social cristão à luz da dos valores evangélicos e da Doutrina Social da Igreja e contribuir com a formação de lideranças inseridas na política, em suas diferentes formas e níveis. Realizado em parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, que oferece o certificado de extensão, o curso tem duração de dois anos (2020 e 2021).

São, em média, 180 horas de aulas presenciais, seis disciplinas, intercaladas com mais 180 horas de aulas na modalidade de educação à distância (EAD).

PARTICIPANTES

A formação é destinada a pessoas atuem em movimentos, pastorais e organismos eclesiais, e pessoas com responsabilidades em organizações e movimentos sociais, que pretendam ou ocupem cargos públicos.

Participam do curso 50 pessoas de diferentes regiões do País. Do Regional Sul 1 da CNBB, que compreende as dioceses paulistas, participam a coordenadora estadual da Pastoral Fé e Política, Mônica de Cássia Vieira Lopes; a coordenadora da Pastoral da Menor da Arquidiocese de São Paulo, Sueli Camargo; o agente da Pastoral Fé e Política da Arquidiocese de Ribeirão Preto, Luiz Carlos Vigatto; José Rubens de Souza, indicado pela Escola de Política e Cidadania de São José dos Campos e membro do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB) diocesano; Robinson Zanutto, agente articulador da Pastoral Fé e Política de Santo André.  

Sueli Camargo parabenizou a iniciativa que considera de extrema importância a formação para os leigos cristãos que atuam nas realidades sociais, “na perspectiva da fé, unida com a questão cultural e política, à luz do Evangelho”.

A coordenadora da Pastoral do Menor ressaltou, ainda, ao O SÃO PAULO, que a participação de pessoas de diferentes regiões permite perceber o quanto há cristãos dispostos a transformar a realidade da sociedade unindo a fé e a política.

O CEFEP é um serviço ligado à Comissão para o Laicato da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que se ocupa particularmente da Formação Política dos cristãos leigos/as. Ele se organiza também nos regionais da CNBB, através da articulação das Escolas Locais de Fé e Política.

(Com informações do Regional Sul 1 e CEFEP)

 

 

 

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.