NACIONAL

IPIRANGA

Com os jovens, Cristo vive

Por Caroline Dupim
14 de novembro de 2019

“Imersão Jovem – Christus Vivit”, no Centro Apostolado Salvatoriano

No fim de semana dos dias 9 e 10, o Setor Juventude da Região Ipiranga organizou o encontro “Imersão Jovem – Christus Vivit”, no Centro Apostolado Salvatoriano.
A iniciativa teve por objetivo promover um estudo sobre a Exortação Apostólica Christus Vivit (Cristo Vive), estabelecer um diálogo para construir com os jovens um diagnóstico sobre a evangelização da juventude na Região e enviar propostas concretas para o sínodo arquidiocesano que se refere à evangelização da juventude na Igreja em São Paulo.
As atividades começaram no sábado, 9, com a formação Christus Vivit, conduzida pelo Diácono Magno Carvalho, SDS, da Paróquia São João Clímaco. No fim da tarde, os 35 jovens participantes assistiram a uma apresentação sobre o sínodo arquidiocesano, com foco na comunhão, feita pelo Frei José Maria Mohomed Júnior, O. de M., que também presidiu a missa que antecedeu a realização de uma gincana. 
No domingo, pela manhã, os jovens refletiram sobre a evangelização da juventude, com Matheus Gonçalves, da Paróquia Santa Paulina, e Ana Clara de Oliveira, da Paróquia Nossa Senhora das Mercês. No restante do dia, eles reuniram-se em grupos, liderados por articuladores do Setor Juventude, para elaborar propostas relacionadas à evangelização da juventude. No fim da tarde, houve um momento de debate, com a análise das propostas sugeridas pelos grupos. 
“O encontro foi um espaço para a nossa juventude se reunir, conhecer e integrar, respeitando as diferenças, entendendo que a unidade é o melhor caminho para construir uma Igreja em permanente estado de missão. Os desafios são grandes, a vida dos nossos jovens não é fácil, com a pressão, trabalho e faculdade! A Igreja precisa estar aberta e disposta a investir na juventude, lembrando as palavras do Papa Francisco que nos dizem, na Christus Vivit, que a juventude não é o amanhã, mas o agora! Se queremos uma Igreja renovada, sinodal e missionária, a juventude é uma das oportunidades”, avaliou Matheus Pereira, coordenador regional do Setor Juventude. 

Tags: 
Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.