NACIONAL

Superação da Violência

CNBB realiza abertura oficial da Campanha da Fraternidade

Por Redação
16 de fevereiro de 2018

Dom Leonardo e Dom Sergio, com a companhia de Carlos Moura e a Ministra Cármen, Lúcia conduziram a discussão

Willian Bonfim/CNBB

Na manhã da quarta-feira, 14, na sede provisória da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), foi aberta oficialmente a Campanha da Fraternidade (CF) 2018, que este ano tem como tema “Fraternidade e a superação da violência”.

O Cardeal Sergio da Rocha, Presidente da CNBB, e Dom Leonardo Steiner, Secretário-geral da Conferência, receberam as autoridades para o evento: a Ministra Cármen Lúcia, Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF); e o deputado Alessandro Molon, Coordenador da Frente Parlamentar pela Prevenção da Violência e Redução de Homicídios; além de Carlos Alves Moura, Presidente da Comissão Brasileira de Justiça e Paz (CBJP).

Padre Luís Fernando da Silva, Secretário-executivo de Campanhas da CNBB, leu a mensagem enviada especialmente pelo Papa Francisco para a CF 2018, na qual o Pontífice expressa o desejo de que a Campanha deste ano “anime a todos para encontrar caminhos de superação da violência, convivendo mais como irmãos e irmãs em Cristo".

Cármen Lúcia agradeceu à CNBB pelo convite para participar da solenidade. Ela lamentou que hoje as pessoas vejam umas as outras com desconfiança, e fez votos de que a Campanha ajude “a ver o outro como aliado, como irmão”. 

“Não basta que se faça parte da sociedade humana. É preciso atuar por ela para que se criem espaços de fraternidade”, acrescentou a Ministra.

O Presidente da CNBB lembrou que embora seja importante a ação de cada pessoa, iniciativas comunitárias são fundamentais. “A Igreja não pretende oferecer soluções técnicas para os problemas que aborda, mas o valor da fé e do amor que mostra que o semelhante não é um adversário, mas um irmão a ser amado”, concluiu o Cardeal.

Fonte: CNBB

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.