NACIONAL

57ª ASSEMBLEIA DA CNBB

Cardeal Scherer e Dom Devair respondem perguntas dos internautas

Por Redação
02 de mai de 2019

De segunda a sexta-feira, às 17h30, os bispos fazem um resumo dos trabalhos realizados em Aparecida e respondem perguntas do público no Facebook da Arquidiocese

Arquidiocese de São Paulo

A Arquidiocese de São Paulo, por meio do Vicariato Episcopal para a Pastoral da Comunicação, realizou, na quarta-feira, dia 1º, uma transmissão ao vivo na página do Facebook da Arquidiocese com a presença do Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano de São Paulo, e Dom Devair Araújo da Fonseca, Bispo Auxiliar de São Paulo e Vigário Episcopal para Pastoral da Comunicação.

A iniciativa será frequente durante a 57ª Assembleia Geral da CNBB, que vai até o dia 10, em Aparecida (SP). De segunda a sexta-feira, às 17h30, Dom Odilo e Dom Devair fazem um resumo dos trabalhos realizados e respondem a perguntas dos internautas sobre a Assembleia Geral da CNBB, ao vivo, que podem ser feitas por meio dos comentários da transmissão.

A próxima transmissão ao vivo, no Facebook da Arquidiocese de São Paulo, será nesta quinta-feira às 17h30.

COLABORAÇÃO DOS LEIGOS 

Na primeira transmissão ao vivo, uma internauta perguntou se “os bispos levam alguma colaboração de leigos para as assembleias? Com pesquisas, ou relatórios etc?”.

Segundo Dom Odilo, só os bispos são membros da Assembleia Geral, mas muitos padres e leigos dão assessoria e contribuem com o evento. “Os bispos trazem naturalmente aquilo que o povo de Deus de suas dioceses falam, sentem, de maneira que também interessa aos leigos os assuntos discutidos durante a Assembleia”, disse Dom Odilo.

IMPORTÂNCIA DA ORAÇÃO

Muitos internautas interagiram dizendo que estão rezando pela Assembleia e pelos bispos, como a Irmã Simone Araújo: “Boa Assembleia. Estou acompanhando com minhas orações”; e a Maria Aparecida do Carmo: “Que Nossa Senhora, nossa Mãe, abençoe muito esta assembleia da CNBB e a todos os bispos!”

“É muito importante a oração do povo e das comunidades religiosas, que nos acompanham com as suas a orações. Nós contamos com a Graça de Deus e a Luz do Espírito Santo e com o apoio, oração e intercepção de toda a comunidade da igreja”, reiterou Dom Odilo.

Vinícius Potter questionou: “Por que a Assembleia só acontece no período pascal?” O Cardeal explicou que não há uma determinação sobre o período que a Assembleia deve ocorrer, mas é uma oportunidade propicia para os bispos, após as celebrações pascais em suas dioceses.

“Ela poderia acontecer em um outro período do ano, mas há uma grande tradição da CNBB realizar a sua assembleia geral anual, neste período do ano após a Páscoa. Há cerca de dez anos, ela acontece na segunda semana da Páscoa”, concluiu o Cardeal.

CUIDADO COM AS FAKE NEWS

Dom Devair, a pedido dos internautas, explicou como funciona a cobertura da imprensa e a comunicação durante a Assembleia Geral, e como o público é informado por meio das coletivas de imprensa e os Meeting Point realizados diariamente. O Bispo também explicou como evitar as Fake News, que são as notícias falsas que circulam.

“Procurando nos sites oficiais. A CNBB lançou recentemente uma plataforma para quando quisermos saber se a notícia é verdadeira, procura-se no site da CNBB. Isso nos ajuda a cortar as possibilidades de fake news, porque notícias faltas existem, então a gente precisa escutar o que é oficial para saber o que é verdadeiro”, reforçou Dom Devair.

Os bispos encerraram convidando o povo para participar da 118ª  Romaria Arquidiocesana ao Santuário Nacional de Aparecida, que acontece no próximo domingo, 5, na Missa das 10h, presidida pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer.

(Edição: Flavio Rogério Lopes, a partir de informações da Assessoria de Imprensa da Arquidiocese de São Paulo)

LEIA TAMBÉM

Cardeal Sergio da Rocha apresenta relatório sobre quadriênio da atual presidência

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.