NACIONAL

60 anos de sacerdócio

Cardeal Agnelo: 60 anos de sacerdócio

Por Redação
06 de julho de 2017

Natural de Juiz de Fora (MG), Dom Geraldo ingressou, aos 12 anos, no Seminário Menor Diocesano de Santo Antônio

Wanderley Tolomi

O Cardeal Geraldo Majella Agnelo, Arcebispo Emérito de São Salvador (BA), completou 60 anos de ordenação sacerdotal na quinta-feira, 29 de junho. A data foi comemorada com uma missa solene no sábado, dia 1º, na Catedral Metropolitana de Londrina (PR), onde o purpurado vive atualmente. Entre os inúmeros concelebrantes, estavam o Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovani D’Aniello; o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, e Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger, Arcebispo de Salvador.

Natural de Juiz de Fora (MG), Dom Geraldo, aos 12 anos, ingressou no Seminário Menor Diocesano Santo Antônio, também em Juiz de Fora, onde ficou até completar 14 anos. Entre 1948 e 1950, continuou os estudos no Seminário Menor de Pirapora do Bom Jesus (SP), da Arquidiocese de São Paulo. De 1951 a 1957, viveu no Seminário Central da Imaculada Conceição do Ipiranga, em São Paulo, onde cursou Filosofia e Teologia. Ele foi ordenado presbítero em 29 de junho de 1957, na Catedral da Sé.

Foi nomeado Bispo de Toledo (PR), pelo Beato Paulo VI, em 14 de maio de 1978, sendo ordenado em 6 de agosto do mesmo ano. Em 27 de outubro de 1982, foi nomeado por São João Paulo II como Arcebispo Metropolitano de Londrina (PR), tomando posse em 28 de outubro de 1983. Nesse período, fundou, com a médica Zilda Arns, a Pastoral da Criança, em Florestópolis (PR).

Em 16 de setembro de 1991, foi nomeado secretário da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, no Vaticano, cargo que exerceu até 13 de janeiro de 1999, quando foi nomeado Arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, por São João Paulo II, tomando posse em 11 de março do mesmo ano. Em 21 de fevereiro de 2001, foi criado cardeal da Igreja.

Dom Geraldo esteve à frente da Arquidiocese de Salvador até 2011, quando o Papa Bento XVI acolheu o seu pedido de renúncia, por limite de idade.

(Com informações da Arquidiocese de Salvador e da Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de Londrina)

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.