INTERNACIONAL

NOBEL DA PAZ

Campanha Internacional para a Abolição das Armas Nucleares é a vencedora

Por Redação
10 de outubro de 2017

O anúncio foi feito na manhã da sexta-feira, 6, em Oslo, na Noruega.

NTB Scanpix Heiko Junge

A Campanha Internacional para a Abolição das Armas Nucleares ganhou o Prêmio Nobel da Paz 2017. O anúncio da premiação foi feito na manhã da sexta-feira, 6, em Oslo, na Noruega.

A campanha foi premiada por chamar a atenção para as consequências humanitárias catastróficas do uso de armas nucleares e pelos seus esforços inovadores para conseguir uma proibição da utilização dessas armas.

A iniciativa foi lançada em 2007 e conta hoje com 468 organizações parceiras em 101 países. O tratado é o primeiro acordo internacional juridicamente vinculativo a proibir de forma abrangente as armas nucleares.

Atualmente mais de 120 países assinam o tratado de não-proliferação deste tipo de armamento, mas de acordo com a ONU, existem ainda cerca de 15 mil armas nucleares em todo o mundo.

Papa: ‘Comprometamo-nos por um mundo sem armas nucleares’

Em 26 de setembro, o Papa utilizou sua conta na rede social ‘twitter’ para fazer um apelo ao abandono das armas nucleares “Comprometamo-nos por um mundo sem armas nucleares, aplicando o Tratado de não-proliferação para abolir estes instrumentos de morte”, escreveu Francisco.

Em 2014, na primeira mensagem do Papa Francisco para a celebração do Dia Mundial da Paz, o Pontífice a necessidade de um desarmamento “nuclear e químico”, pedindo total respeito pelos Direitos Humanos.

Também Dom Paul Gallagher, Secretário do Vaticano para as relações com os Estados, recentemente, em discurso em Nova York, falou que “armas nucleares não podem criar um mundo estável e seguro. A paz e a estabilidade não podem ser fundadas numa garantia de destruição mútua ou na ameaça da aniquilação”, referiu

 (Informações de Uol e Agência Ecclesia)

LEIA TAMBÉM: 

As diferentes versões sobre o 2 de outubro de 1992

NA RÁDIO 9 DE JULHO

Acompanhe os boletins jornalísticos diários, às 11h e às14h.

Ouça em AM 1.600 kHz – em toda a Grande São Paulo

Acesse em: www.radio9dejulho.com.br

CLIQUE AQUI, BAIXE O APLICATIVO E OUÇA EM SEU CELULAR

 

 

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.