NACIONAL

CAMINHO SINODAL

Caminho sinodal aponta para desafios e oportunidades na iniciação cristã

Por Flavio Rogério Lopes
23 de agosto de 2019

Processo de iniciação à vida cristã requer empenho de catequistas e das famílias para que crianças e adolescentes se sintam parte da Igreja

No domingo, 25, será celebrado o Dia do Catequista e de todas as vocações dos cristãos leigos na Igreja. Em tempos de sínodo arquidiocesano, a data é ocasião para identificar desafios e possibilidades para o processo de iniciação à vida cristã na Arquidiocese.


“A catequese é uma pedagogia de iniciação prática à participação na vida eclesial dos filhos pequenos e adolescentes. Eles precisam aprender que são parte da Igreja, Corpo de Cristo e povo de Deus, e que essa grande família também é sua família”, escreve o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano de São Paulo, no “Encontro com o Pastor”, que pode ser lido na página 3 desta edição. 

PESQUISA SINODAL 
De acordo com o 12º Plano de Pastoral da Arquidiocese, “‘a iniciação cristã’ não se esgota na preparação formal para os sacramentos do Batismo, Confirmação e Eucaristia, mas se refere, principalmente, à adesão pessoal a Jesus Cristo. A adesão que tal processo promove deve ser feita e refeita, fortalecida e ratificada tantas vezes quantas o cotidiano exigir” (nº 83).


Na pesquisa sinodal, foram constatados alguns dados preocupantes, como o baixo número de turmas de catequese e de catequistas nas paróquias e comunidades. Os números também mostram que metade das crianças batizadas não passa pela catequese ou pelos demais sacramentos.


“Isso nos leva a abordar outra questão importante ligada à catequese: o interesse dos pais e familiares em proporcionar formação cristã para os filhos. Os pais deveriam ser os primeiros catequistas, conforme promessa que fizeram diante do altar no dia do casamento: “Prometeis acolher com amor os filhos que Deus vos enviar, educando-os na lei de Cristo e da Igreja?” –, ao que os noivos responderam afirmativamente”, reforçou o Cardeal em seu artigo.

CATEQUESE EM SAÍDA’
Outro dado que chama a atenção é que 43,77% dos entrevistados responderam que desejavam fazer a primeira Comunhão.  


Segundo o Padre Marcelo Delcin, Assessor Eclesiástico da Pastoral Bíblico-Catequética na Região Episcopal Sé, que exerceu igual função em âmbito arquidiocesano por quatro anos, é necessária uma postura de convidar as pessoas para que se preparem para receber o sacramento da Comunhão. Ele afirma ser necessário “uma catequese em saída, uma evangelização que realmente leve o Evangelho até aqueles que hoje estão afastados da Igreja”.


“Nós temos uma dificuldade que parte da própria consciência vocacional de cada cristão. Hoje, a maior parte dos católicos não tem aquela consciência de vivência de fé como uma missão dada por Deus para nós. A cada cristão, Jesus chama não apenas para ser discípulo, mas discípulo-missionário, e essa consciência não foi gerada. Precisamos, de fato, de um processo de reevangelização, para que nós, católicos, possamos assumir essa missão”, disse o Padre ao O SÃO PAULO.

MANDATO EVAnGELIZADOR 
Há dados positivos também na pesquisa do sínodo. Grande parte dos entrevistados se declarou católica e participante da vida paroquial. Além disso, quase 75% das pessoas ouvidas afirmaram que seus filhos acima de 8 anos frequentam ou já frequentaram os encontros de catequese.


Segundo o Padre Marcelo, porém, o número daqueles que não são cristãos e nunca foram chamados pode ser bem maior. Assim, é necessário repensar estrategicamente uma nova evangelização para dar uma resposta diante dos dados da pesquisa. 


“Eu percebo que nossa evangelização só vai acontecer de verdade quando toda a Igreja assumir esse mandato evangelizador. Não que a Igreja não evangelize, mas, muitas vezes, nós costumamos esperar que as pessoas venham até nós e criamos esse hábito. Se quisermos, de fato, uma mudança na nossa Igreja, precisamos repensar a nossa ação evangelizadora para assumir, com coragem, esse mandato de Jesus para nós”, concluiu.
 

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.