NACIONAL

Pelo Brasil

Brasil tem 21 universidades entre as mil melhores do mundo

Por Redação
09 de setembro de 2017

Universidade de São Paulo está entre as 300 melhores instituições de ensino superior do mundo e é a mais bem colocada entre as brasileiras

Célia Bastos/Jornal da USP

No ranking que classifica as mil melhores universidades do mundo, divulgado pela Times Higher Education, na terça-feira, 5, o Brasil caiu de 27 para 21 posições na lista. São avaliados os critérios de ensino, pesquisa, produção de conhecimento e reputação internacional.

Para compreender o ranking, é preciso saber que, após as 200 primeiras, as universidades são organizadas em blocos. A Universidade de São Paulo, por exemplo, foi a que mais se destacou entre as brasileiras: ficou no grupo da 251ª até 300ª. Em seguida, vieram a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), entre 401ª e 500ª, e a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), entre 501ª e 600ª.

Em relação ao mesmo ranking do ano passado, dez instituições de ensino que integravam o top 1.000 sumiram do ranking. Três delas no Paraná, outras três em Minas Gerais, uma na Bahia, uma em Goiás, uma no Rio Grande do Sul e uma no Rio de Janeiro - todas universidades federais. No topo da lista estão duas universidades britânicas, seguidas de universidades norte-americanas.

Fonte: G1

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.