NACIONAL

Pelo Brasil

Brasil integra ranking das melhores universidades do mundo

Por José Ferreira Filho
12 de outubro de 2018

Como nas edições anteriores, há poucas surpresas em relação aos países mais representados

Pixabay

A revista inglesa Times Higher Education lançou este mês o ranking das 1.258 melhores universidades do mundo para 2019. Como nas edições anteriores, há poucas surpresas em relação aos países mais representados: Estados Unidos e Reino Unido reúnem as dez melhores instituições do mundo. No entanto, para o ano que vem foram adicionadas instituições de países que nunca haviam entrado na lista, como Iraque, Tanzânia e Cazaquistão. 

A Universidade de Tsinghua, em Pequim, na China, subiu oito lugares e chegou à 22ª posição — foi a maior evolução dentro do top 30. Tsinghua é agora a universidade asiática mais bem colocada no ranking, à frente da Universidade de Pequim. A Universidade de Bagdá, no Iraque, aparece na lista pela primeira vez, embora na faixa de classificação de 801-1.000. 

O Brasil tem 36 universidades na lista. A melhor delas é a USP (Universidade de São Paulo), tão distante do topo que aparece numa classificação genérica, “entre a 251ª e a 300ª posição”. Segunda melhor brasileira, a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) aparece entre a 401ª e a 500ª posição. As universidades federais de Minas Gerais (UFMG), Rio de Janeiro (UFRJ), Rio Grande do Sul (UFRGS) e de São Paulo (Unifesp), além da PUC-Rio, aparecem entre a 601ª e a 800ª posição.  

Fonte: Época Negócios
 

LEIA TAMBÉM: Período eleitoral e Enem adiam início do horário de verão
 

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.